Pampulha tem aglomeração mesmo com risco à saúde e explosão de Covid-19

Orla da pampulha aglomerações
Orla da Lagoa da Pampulha registrou aglomerações (Amanda Dias/BHAZ)

Com Amanda Dias

Um dia antes do novo fechamento de Belo Horizonte, por conta da explosão de casos do novo coronavírus, a orla da Lagoa da Pampulha tem aglomerações e pessoas praticando atividades físicas sem máscaras, desrespeitando o distanciamento, na manhã deste domingo (28).

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela (SES-MG) Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), Belo Horizonte tem 5.087 infectados e 108 óbitos em decorrência da Covid-19. E, mesmo assim, algumas pessoas insistem em desrespeitar medidas de isolamento.

Imagens registradas pela equipe do BHAZ mostram pessoas sem máscaras, crianças e até idosos, considerados como grupos de risco, caminhando e andando de bicicleta.

Pessoas andando de bicicleta na Orla da Lagoa da Pampulha (Amanda Dias/BHAZ)
Crianças na Orla da Lagoa da Pampulha (Amanda Dias/BHAZ)
Famílias desrespeitam as recomendações de isolamento social (Amanda Dias/BHAZ)
Pessoas sem máscara fazendo exercícios na Orla da Lagoa da Pampulha (Amanda Dias/BHAZ)

Na última sexta-feira (26), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), anunciou o fechamento do comércio não essencial na tentativa de reduzir o aumento de circulação na cidade e controlar a Covid-19.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, subiu o tom contra aqueles que ignoram as medidas de isolamento e distanciamento. “Na semana passada comentei sobre pessoas caminhando em vários locais públicos, cuidando da forma física, mas sem a máscara. É um comportamento paradoxal e, até um certo ponto, suicida. A pessoa, como já disse alguém da imprensa, vai ficar lindo dentro do caixão”, destacou Jackson.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) também criticou quem tem praticado atividades físicas e ignorado o momento de pandemia. “Estamos em guerra. Nunca vi gente correndo e fazendo churrasco durante a guerra”, disse o prefeito.

BH fechada novamente

Kalil anunciou na sexta (26), o fechamento do comércio na cidade, com exceção àqueles segmentos considerados essenciais. Portanto, a partir da próxima segunda-feira (29), a capital mineira volta ao cenário do início da pandemia, entre o fim de março e abril, quando apenas setores fundamentais para a população puderam abrir (entenda aqui).

“O protocolo da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está sendo seguido rigorosamente e, como os dados pioraram muito, estamos voltando para a fase zero do bloqueio da cidade”, anunciou Kalil. “Ninguém está mais triste [do que eu] e avisou tanto à população que não eram férias e que todos nós deveríamos nos manter em casa e fazer só essencial – o que não foi feito”, complementou o prefeito de BH.

Denúncias

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) incluiu o serviço de denúncias em um aplicativo para ajudar na fiscalização de irregularidades na capital durante o período de pandemia. Desde que iniciou as medidas de fechamento da economia e distanciamento social, a PBH já registrou aproximadamente 26 mil denúncias relacionadas a aglomerações, festas e estabelecimentos com potencial de aglomeração abertos. 

Com isso, agora, os moradores da capital agora também poderão utilizar o aplicativo PBH APP, para fazer denúncias. O aplicativo foi atualizado na última segunda (22) e teve a função incorporada. A mudança disponibilizou mais 13 funções. Além disso, outros 69 serviços podem ser solicitados na plataforma da PBH.

O aplicativo está disponível nas lojas do sistema Android e IOS. Para acessar, basta baixar, realizar o cadastro na plataforma e utilizar os serviços (acesse o app aqui)

Explosão de casos

Reportagem publicada (releia aqui) nesta semana pelo BHAZ mostrou que o número de casos confirmados na capital mineira explodiu após o dia 25 de maio, justamente a data da primeira flexibilização. A média de ocorrências diárias saltou de 20, anotada naquela data, para 47, registrada em boletim divulgado na quarta-feira (24) pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

Outro dado reforçou a aceleração de casos confirmados do novo coronavírus em BH: no ranking dos 20 dias com maior quantidade de ocorrências, apenas um é anterior ao início da flexibilização do comércio – 4 de maio. As principais datas são segunda-feira (25), com 345 confirmações; o último dia 10, 283; e terça-feira (24), 239.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!