Início de motim e incêndio causam tensão em penitenciária da Grande BH

penitenciaria dutra ladeira ribeirao neves
Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de BH (Google Street View/Reprodução)

Um princípio de motim iniciado por presos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, causou tensão na noite dessa quinta-feira (23). Houve, inclusive, um princípio de incêndio. Segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a situação já foi controlada e ninguém se feriu.

Os detentos inciaram o motim, na noite de ontem, e colocaram fogo em colchões. De acordo com nota (leia abaixo na íntegra) do Depen-MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais), “a queima de colchões pode ter relação com uma apreensão realizada, na noite anterior, pelos policiais penais da unidade, que impediu a entrada de celulares, chips e outros ilícitos na unidade”. Duas pessoas foram presas na ocasião.

O tumulto foi controlado ainda na noite de quinta por policiais penais do local. Ainda de acordo com órgão, não houve nenhum ferido na confusão.

Questionados sobre a situação do novo coronavírus no local, a Sejusp informou que, até às 9h desta sexta-feira (24), “não houve nenhum caso confirmado de Covid-19 no Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves”, e que todas as medidas de prevenção e controle estão sendo tomadas. 

Nota da Sejusp

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que policiais penais do Presídio Antônio Dutra Ladeira, unidade prisional localizada em Ribeirão das Neves,  contiveram um princípio de tumulto na noite dessa quinta-feira (23.7).

Presos de duas celas atearam fogo em colchões. A subversão foi rapidamente interrompida pela ação dos policiais penais de plantão.  Não houve feridos e a situação já foi controlada. 

O Depen-MG avalia que a queima de colchões pode ter relação com uma apreensão realizada, na noite anterior, pelos policiais penais da unidade, que  impediu a entrada de celulares, chips e outros ilícitos na unidade. Dois indivíduos foram presos.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen MG), informa que, até às 9h desta sexta-feira (24/7), não há nenhum caso confirmado de covid-19 no Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves”. 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!