Morre primeiro profissional de saúde municipal do SUS-BH com Covid-19

Gerônimo Batista Pires e Upa Barreiro
O técnico em enfermagem morreu após ficar 3 semanas no CTI (Reprodução/Facebook + Google Street View)

O técnico em enfermagem Gerônimo Batista Pires, morreu na madrugada deste domingo (26), em decorrência da Covid-19. De acordo com o Sindibel (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte), ele é o primeiro profissional de saúde da rede pública municipal da capital mineira a morrer por complicações do novo coronavírus.

Ao BHAZ, membro do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o médico Bruno Pedralva conta que o técnico de enfermagem trabalhava com ele na UPA Barreiro e que lutou contra a doença por mais de 3 semanas no CTI. O corpo de Gerônino será enterrado em Teófilo Otoni, onde reside a família dele.

“Ele foi o primeiro profissional de saúde do SUS-BH a falecer devido à Covid-19. Não por acaso, um técnico de enfermagem. Não por acaso, um profissional de uma UPA. Ele morreu de trabalhar. Foi assassinado por péssimas condições de trabalho”, denunciou o médico.

Em uma postagem em sua conta no Facebook, Bruno Pedralva conta sobre um plantão em que os dois trabalharam juntos e o último antes de Gerônimo adoecer.

“Após um plantão caótico num domingo, quando mais de 8 pacientes aguardavam CTI por mais de 12h, com apenas 2 respiradores mecânicos e uma sala de emergência com apenas 6 leitos. Estive com ele nesse plantão: ele e seus EPIs se derretiam com seu esforço e seu suor para cuidar dos pacientes”, escreveu na legenda.

Bruno Pedralva também propôs um minuto de silêncio na próxima terça-feira (28), em homenagem ao Gerônimo e a todos os profissionais de saúde. “Vamos parar TODOS os serviços de saúde do SUSBH juntos, profissionais de saúde e a população, em homenagem ao Gerônimo, aos heróis que combatem ao coronavírus e a todos os mortos pela doença”.

O BHAZ procurou a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), que enviou uma nota de pesar em nome do chefe da pasta, Jackson Machado Pinto. “Seu empenho e dedicação serão sempre lembrados por todos os amigos e colegas. Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, externamos nossos votos de paz e solidariedade”, consta na nota.

Casos na área

No último boletim epidemiológico, divulgado pela SMS nessa sexta-feira (24), 777 profissionais da rede SUS-BH testaram positivo para a Covid-19. Outros 463 estão em investigação.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!