Flexibilização em BH: Publicado decreto que regulamenta volta do comércio

pedestres máscaras comércio
Flexibilização gradual do comércio foi anunciada nessa terça (Amanda Dias/BHAZ)

A flexibilização gradual do comércio em Belo Horizonte, anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) (relembre aqui), foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial desta quarta (5). O documento traz regras e ações coordenadas para a retomada segura das atividades.

Nessa terça-feira, em coletiva de imprensa, Kalil explicou que os dados relacionados ao novo coronavírus permitiram a flexibilização gradual do comércio. No entanto, o prefeito fez questão de ressaltar que a pandemia “não acabou”. Segundo ele, a reabertura do comércio é uma oportunidade que deve ser aproveitada como seriedade e responsabilidade.

Com a decisão, a partir desta quinta-feira (6), galerias de lojas, estabelecimentos de rua e centros de comércio poderão funcionar ao longo de três dias e ficarão outros quatro fechados. Nesta semana especificamente, por conta do Dia dos Pais, a reabertura ocorre de quinta a sábado, mas nas próximas semanas será de quarta a sexta-feira.

No decreto, além dos dias da semana, também estão discriminados os horários em que os estabelecimentos poderão funcionar. Salões de beleza, por exemplo, vão abrir no mesmo horário que o comércio varejista. No entanto, terão 1 hora a mais de funcionamento, fechando às 20h.

É importante lembrar que a decisão da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) não inclui bares e restaurantes. Por terem ficado de fora da flexibilização gradual, representantes dos estabelecimentos prometem acionar a prefeitura da capital na Justiça, como adiantou a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) ao BHAZ (relembre aqui).

Para saber se o seu estabelecimento está autorizado a funcionar, empresários e empreendedores devem consultar a página criada pela PBH que conta com o histórico de reabertura, os protocolos de segurança e regras vigentes no período da pandemia. Clique aqui para acessar.

Dias e horários

Primeira semana da Fase 1
(6 a 8 de agosto)

  • Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.
  • Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
  • Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.
  • Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.

Segunda semana da Fase 1
(a partir de 12 de agosto)

  • Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 11h e 19h.
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.
  • Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
  • Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.
  • Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!