Em Contagem, comércio não essencial poderá abrir a partir de amanhã

itau power shopping prefeitura contagem
Decisão não inclui academias, cinemas, clubes e boates (Divulgação/Itaú Power Shopping + Reprodução/Cássio Cassimiro)

A partir de amanhã (7), as lojas de serviços e produtos não essenciais poderão voltar a funcionar em Contagem, na região metropolitana de BH. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (6) e permite inclusive o funcionamento de shoppings, bares e restaurantes.

A Prefeitura de Contagem explicou, em comunicado oficial (leia na íntegra abaixo), que este fim de semana pode ajudar a definir quais serão as ações da administração pública no futuro. “As regras entram em vigor na sexta-feira e serão avaliadas na próxima segunda (10) pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Contagem”, diz a nota.

O decreto municipal que flexibiliza o funcionamento do comércio na cidade inclui ainda um setor que tem sido mais afetado em diversas cidades, incluindo Belo Horizonte. Pela primeira vez depois de meses, fica permitido o funcionamento de shoppings centers, shoppings populares e galerias, assim como bares e restaurantes, desde que sejam atendidas todas as medidas de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.

Mas ainda não é tudo que vai poder voltar ao normal. Conforme a prefeitura, “permanece suspenso o funcionamento de atividades com grande capacidade de aglomeração, como academias, cinemas, boates e clubes de recreação”.

Confusão

Ainda ontem, funcionários dos shoppings da cidade estavam confusos sobre o funcionamento dos estabelecimentos. Isso porque, até então, apenas as lojas que ofereciam serviços essenciais – como farmácias, supermercados e lojas de perfumaria e produtos de higiene – poderiam abrir, mas alguns trabalhadores de um dos centros de compras receberam uma circular dizendo que eles deveriam confirmar a autorização no site do Minas Consciente.

O documento informava que o shopping seria “reaberto ao público na próxima quinta-feira, com funcionamento de segunda-feira a domingo, no horário de 12 horas às 20 horas” e dizia ainda que os lojistas deveriam verificar se o serviço que eles oferecem estava autorizado a voltar (veja detalhes aqui).

Alguns funcionários, porém, não conseguiam descobrir se voltariam ao trabalho, ou se deveriam permanecer em casa. “Meu gerente não explicou nada direito. E a gente fica com receio. Eu, por exemplo, trabalho com vestuário. Será que as pessoas poderão experimentar roupas?”, questionou um funcionário, que preferiu não ser identificado.

Comunicado da Prefeitura:

A Prefeitura de Contagem publica nesta quinta-feira, 6 de agosto de 2020, Decreto Municipal para flexibilização do comércio, permitindo atividades consideradas não essenciais.

As regras entram em vigor na sexta-feira (7 de agosto) e serão avaliadas na próxima segunda (dia 10) pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Contagem.

Será permitido o funcionamento das atividades não essenciais inclusive nos shoppings centers, populares e galerias.

Fica permitido o funcionamento de bares e restaurantes, com regramentos, como distanciamento entre os clientes.

Permanece suspenso o funcionamento de atividades com grande capacidade de aglomeração, como academias, cinemas, boates e clubes de recreação.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!