Bares reabrem no mesmo dia que MG tem 117 mortes por Covid em 24h

bares ambulância covid bh
Bares de BH reabrem nesta sexta, enquanto casos de Covid-19 continuam subindo em Minas (Amanda Dias/BHAZ)

Os bares e restaurantes voltam a funcionar hoje à noite, com venda de bebidas alcoólicas. No mesmo dia em que os belo-horizontinos já poderão frequentar esses estabelecimentos, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), informou 117 novas mortes e 3.026 novos casos de Covid-19 em 24h no estado. No total, já são 228.013 infecções em Minas, e 5.708 óbitos pela doença.

A situação de Belo Horizonte ainda é preocupante. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela PBH, nessa quinta-feira (3), 34.962 casos já foram confirmados, além de 1.044 mortes. Foram 432 novos casos e 23 novos óbitos somente nas últimas 24 horas.

Em Minas Gerais, a maior parte dos óbitos é de pessoas acima dos 60 anos, e com alguma comorbidade. No perfil epidemiológico, é possível constatar que 57% das vítimas são homens, enquanto 43% são mulheres. Já são 23.596 pessoas internadas, e 204.417 em isolamento domiciliar.

Volta dos bares e restaurantes

Depois de quase seis meses sem permissão para receber clientes, os bares e restaurantes de BH vão poder voltar a funcionar a partir de hoje (4). A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) divulgou um protocolo com todas as regras que precisam ser seguidas, e os estabelecimentos já começaram a se movimentar para atrair a clientela de volta (relembre aqui).

O documento, que estabelece as orientações para a retomada das atividades, foi divulgado no último sábado (29), e prevê regras para o ambiente e higienização, distanciamento, conduta dos profissionais, formato do serviço, além de capacidade e disposição de mesas. Os estabelecimentos poderão receber, no máximo, quatro pessoas por mesa e restringir a capacidade máxima a uma pessoa – incluindo funcionários – a cada 5 metros quadrados do espaço total (veja as regras).

A prefeitura ainda orienta que os bares e restaurantes impeçam a entrada de pessoas sem máscara ou que estejam usando o item incorretamente. Também não vão poder ser utilizados cardápios físicos, comandas em material plástico e fichas físicas. O tradicional modelo de self-service também está vedado – o alimento terá que ficar isolado dos consumidores até ser servido por um funcionário do estabelecimento.

Cuide-se e proteja toda a população

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!