São Tomé das Letras reabre para visitantes e impõe restrições

São Thomé das Letras
Visitantes devem preencher formulário antes da visita (Reprodução/Prefeitura de São Thomé das Letras/Facebook)

São Tomé das Letras, no Sul de Minas, voltou a autorizar o recebimento de visitantes. Um decreto publicado pela prefeitura, nessa quinta-feira (15), determina as regras para que os turistas possam ir até a cidade. O local é um dos únicos cinco municípios de Minas Gerais que ainda não registrou casos relacionados ao novo coronavírus, até essa quinta-feira.

A decisão coloca fim numa disputa judicial com relação a reabertura da cidade. Até o dia 6 de outubro, a cidade estava fechada para visitantes, quando foi reaberta por uma liminar da Justiça. Após protestos dos moradores da cidade, a decisão foi suspensa no dia 10. A suspensão foi derrubada pelo TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) nessa quinta-feira (15).

Por meio de publicação na rede social, a prefeitura afirmou que a reabertura não representa o desejo dos moradores da cidade. “Estamos respeitando uma ordem judicial, uma abertura ‘forçada’, contra a vontade da maioria da população. A cidade não está preparada para receber turistas”, escreveu.

(Informamos que o processo de recorrer da liminar continuará efetivamente.)

Posted by Prefeitura de São Thomé Das Letras on Thursday, October 15, 2020

Assim, o poder municipal determinou quais seriam as condições para a reabertura por meio do decreto. Os pontos turísticos da cidade ainda ficarão fechados, e as excursões não estão autorizadas. As áreas de camping, hostels e eventos seguem proibidos. As linhas de ônibus intermunicipais ainda não voltarão a funcionar com a decisão.

Formulário para visitação

Uma das medidas adotadas pela prefeitura de São Tomé das Letras é o aviso prévio dos visitantes, por meio de formulário. Quem quiser ir até a cidade, deverá preencher o documento pelo menos dois dias antes de chegar ao município. No formulário, os turistas devem ser identificados, assim como o local de hospedagem e o veículo usado na viagem.

Além disso, os visitantes devem apresentar comprovante de terem feito reserva em alguma hospedagem na cidade. O formulário e a documentação necessária para a viagem foi divulgado nas redes sociais da prefeitura.

#OBRIGATÓRIO |https://forms.gle/GC84563FGb2gyeWX8? Como funciona o Formulário da Barreira?Solicitamos um…

Posted by Prefeitura de São Thomé Das Letras on Thursday, October 15, 2020
Edição: Aline Diniz
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!