BH pode ter a chuva mais forte desde janeiro no fim de semana

chuva bh floresta vista
Tempo segue fechado e com previsão de chuva para Belo Horizonte (Vitor Fernandes/BHAZ)

O fim de semana em Belo Horizonte deve ser o mais intenso de chuvas desde janeiro, principalmente no domingo (25). De acordo com a Defesa Civil, a precipitação chega a até 30 milímetros no sábado (24), e a até 90 milímetros no domingo. Se a previsão se concretizar, será o maior temporal desde 29 de janeiro. Além disso, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há uma previsão de ciclone no litoral do Sudeste para a próxima semana, e os efeitos poderão ser sentidos em forma de chuva forte no estado.

De acordo com Defesa Civil, para este sábado, há “possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com raios e rajadas de vento”. A situação preocupante é de domingo, na qual existe a “possibilidade de pancadas de chuva de intensidade forte a extremamente forte, com raios e rajadas de vento”.

A temperatura mínima em BH, nesta sexta-feira (23), foi de 14,5ºC e a máxima não deve passar dos 25ºC. Para este sábado, a mínima deve ficar na casa dos 17ºC e a máxima também não passa dos 25ºC, com umidade relativa do ar em torno de 55%. Já no domingo, a mínima se mantem em 17ºC, mas a máxima cai e deve ficar em 22ºC, com umidade relativa do ar em 75%.

Ciclone subtropical

Segundo o Inmet, a previsão de chuva vai até a próxima terça-feira (27). O instituto também informou sobre um ciclone subtropical que deve atingir o litoral do Sudeste na madrugada desta segunda-feira (26). O fenômeno pode acontecer por conta de uma área de baixa pressão no oceano Atlântico. Os efeitos do ciclone, se concretizado, poderão ser sentidos em diversas regiões de Minas Gerais, com chuvas fortes e rajadas de ventos.

“O Climatempo indica que, até a segunda-feira (26), os acumulados de chuva cheguem aos 100mm em algumas cidades, o que pode acarretar em alagamentos e inundações. A pior condição do tempo fica para o litoral do Espírito Santo que deve ter, além do maior volume de chuva, as maiores rajadas de vento que podem alcançar os 80km/h”, informou o Climatempo.

O que é um ciclone subtropical?

Um ciclone subtropical é um sistema híbrido, ou seja, ele não é nem um ciclone extratropical e nem um furacão, ele é realmente o meio termo. Não precisa de uma frente fria para se formar, mas também não tem um centro de baixa pressão tão intenso quanto de um ciclone tropical

Se proteja durante as chuvas!

Veja as recomendações da Defesa Civil para o período em que estiver chovendo:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!