Contagem e BH abrirão cemitérios no Dia de Finados; veja regras

Cemitérios de Contagem e Belo Horizonte
Após decisão judicial, Contagem abrirá os cemitérios, assim como BH (FOTO ILUSTRATIVA – Bernardo Dias/CMBH + Reprodução/Prefeitura de Contagem)

A Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de BH, anunciou que vai abrir os cemitérios da cidade nesta segunda-feira (2), Dia de Finados. A medida atende a uma decisão judicial. A princípio, por conta da pandemia do novo coronavírus, a cidade havia optado por não abrir os espaços para as visitas tradicionais da data, apenas para velórios.

Logo depois da decisão, a prefeitura recuou e anunciou a reabertura. Entretanto, os visitantes deverão seguir todas as recomendações de distanciamento social, evitando aglomerações. Além disso, os frequentadores deverão seguir os protocolos padrões contra a Covid-19, como uso de máscaras, evitar abraços e apertos de mãos, não tocar nos túmulos e outros objetos, e não consumir alimentos no local. Confira todas as medidas de precaução no site da prefeitura municipal (clicando aqui).

Para a participação em velórios é permitida a presença de até dez pessoas, que terá duração de uma hora. No caso de óbitos em razão da Covid-19, o sepultamento é feito sem a presença de familiares.

Cemitérios de Contagem abertos no Dia de Finados

  • Cemitério São Pedro: Rua Joaquim Camargo, 24, Centro ; funcionamento: 8h às 17h; Tel.: 3912-4730
  • Nossa Senhora da Glória: Praça da Bandeira, 86, Bandeirante; funcionamento: 8h às 17h; tel.: 3363-5319
  • Bom Jesus: Rua Miguel de Souza Arruda, 137, Alvorada; funcionamento: 8h às 17h; tel.: 3812-4730

Finados em BH

Assim como em Contagem, os cemitérios de Belo Horizonte também estarão abertos neste feriado. A visitação é livre de 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento. De acordo com a prefeitura da capital mineira, as tradicionais missas e celebrações do Dia de Finados não acontecerão nos cemitérios.

Juntamente com as medidas de prevenção, em BH, também é recomendado que as famílias levem suas próprias flores (somente naturais serão permitidas), já que não haverá venda nos locais. Além disso, cada um deve levar sua garrafinha de água, porque os bebedouros só funcionarão para enchê-las, sem poder beber direto nele.

Do mesmo modo, o uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência nos cemitérios, cobrindo a boca e o nariz. A PBH também pede para que todas as medidas preventivas que a população já conhece sejam tomadas. Isso inclui o distanciamento físico de, no mínimo, dois metros. O álcool em gel 70% estará disponível na portaria de cada cemitério, para higienização.

Cemitérios de BH abertos no Dia de Finados

  • Da Paz: Presidente Carlos Luz, 850, Bairro Caiçara
  • Da Consolação: Rua José Gomes Domingues, 2.000, Bairro Jaqueline
  • Cem. Da Saudade: Rua Cametá, 585, Bairro Saudade
  • Do Bonfim: Rua do Bonfim, 1.120, Bairro Bonfim

Cuidados na volta para casa

Posteriormente à visita, ao chegar em casa, as seguintes recomendações devem ser seguidas para evitar o contágio da Covid-19. Ao mesmo tempo, as regras valem não só para o Dia de Finados, mas para qualquer data em que houver celebrações religiosas e visitas aos cemitérios.

  • Retirar o calçado ao adentrar à residência e higienizá-lo com produto recomendado pela ANVISA
  • Posteriormente, trocar toda a roupa utilizada, encaminhando-a para a lavagem
  • Lavar as mãos com água e sabão.
Edição: Marcela Gonzaga
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!