BH vai do calorão ao granizo em minutos e moradores se irritam

chuva granizo bh
Moradores se incomodaram com chuvas repentinas em meio ao calorão (Camila Saraiva/BHAZ + Amanda Dias/BHAZ)

A chuva que estava prevista pela Defesa Civil para a tarde de hoje (9) já começou a cair em Belo Horizonte – e trouxe um “convidado” bastante desagradável: o granizo. Chuvas fortes já foram registradas nas quatro regiões da capital e não agradaram muita gente. As redes sociais não demoraram para se encher de reclamações de moradores insatisfeitos com as mudanças bruscas no clima belo-horizontino.

Até a manhã desta terça (10), quem for sair de casa deve se atentar para a possibilidade de chuvas com raios e rajadas de vento em BH. E param quem pretende sair hoje, há ainda mais um fator de alerta. É que a Defesa Civil prevê a possibilidade de ocorrência de granizo até às 20h desta segunda (9).

Até o momento, o órgão já registrou chuvas muito intensas nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Centro-Sul da capital. Mas essa conta ainda pode aumentar: o alerta para chuvas, raios e rajadas de vento é válido até as 8h de amanhã (10). Para evitar acidentes e garantir a segurança de todos, a Defesa Civil recomenda uma série de cuidados a serem adotados enquanto as chuvas persistirem (veja no fim da matéria).

‘Cidade bipolar’

Não demorou muito e o assunto nas redes sociais já era uma velha insatisfação dos belo-horizontinos: a “bipolaridade” da cidade. Muitos moradores reclamaram do salto que o clima deu de muito quente para muito chuvoso em apenas alguns minutos e se mostraram frustrados com as chuvas repentinas.

“Eu tirei ONTEM o guarda chuva da mochila depois de meses porque precisei e não coloquei de volta e agora vai cair um temporal na hora que eu vou sair do trabalho que inferno”, reclamou um jovem. “Calor de quarenta graus. Do nada chuva com granizo. Entendi”, ironizou uma segunda. “BH é a cidade mais bipolar do mundo, não é possível”.

Um outro belo-horizontino também reclamou: “BH é a cidade mais bipolar do mundo, não é possível”. E parece que o sentimento é compartilhado por muitos, porque em apenas alguns minutos de chuva, foram dezenas de reclamações semelhantes.

Cuidados durante a chuva

Durante as chuvas fortes, é necessário redobrar a atenção para que não aconteçam acidentes. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda os seguintes cuidados:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos⠀⠀
Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!