Sobrevivente faz apelo a motorista que fugiu: ‘Dê um esclarecimento’

sobrevivente acidente de ônibus
Luana Costa conseguiu pular antes da queda do ônibus, mas perdeu o irmão no acidente (Reprodução/TV Globo + Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

Uma das sobreviventes do acidente de ônibus na BR-381, que deixou 19 mortos conforme a última atualização das autoridades neste domingo (6), fez um apelo ao motorista do veículo. O condutor fugiu do local e ainda não foi encontrado. Ele, assim como a autora do apelo, Luana Costa, conseguiu pular do ônibus antes que ele caísse do viaduto conhecido como Ponte Torta, mas acabou perdendo o irmão no acidente.

“Eu gostaria de pedir pra você, motorista, que compareça, dê um esclarecimento do que aconteceu porque não é fácil pra gente, você perdeu um amigo também nessa tragédia. Apareça pra dar uma explicação pra gente e pra polícia também”, pediu a jovem, em entrevista à TV Globo, neste domingo (6).

Luana Costa contou, ainda, que estava dormindo pouco antes da queda do veículo. “Acordei com o impacto do ônibus no caminhão, houve uma colisão pequena, ele balançou e eu acabei acordando. Logo em seguida, o motorista gritou que tinha acabado o freio do ônibus, e eu corri, só pensei em correr no momento”, relatou.

O motorista do veículo também pulou antes da queda, segundo relatos de sobreviventes. De acordo com informações da PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais), ele está desaparecido desde então. A jovem acredita que ele possa ter entrado em algum outro ônibus que passava pelo local, e viajado com destino a São Paulo.

Vítimas

Treze pessoas morreram no local do acidente, de acordo com balanço da PCMG, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Minas Gerais. Seis passageiros chegaram a dar entrada no hospital Margarida, em João Monlevade, mas não resistiram e morreram. Outros 26 ficaram feridos.

Ainda hoje, a Polícia Civil concluiu a identificação das 19 vítimas do acidente:

  • Cícero Jeferson Andrade da Silva
  • Clemilton Santos Nascimento
  • Cícero Oliveira Lima
  • Caio Lucas Santos
  • Dimarões Rodrigues dos Santos
  • Eva Maria dos Santos
  • Amanda Lima Rodrigues
  • Izabel Cristina Melo Lima
  • Ednaldo do Nascimento Correia
  • Josefa Grasiela Ferreira
  • Elias Vieira Batalha, 59 anos
  • Maria Silma da Silva Batalha, 56 anos
  • José Ricardo da Silva, 35 anos
  • Lázaro Santos Barbosa, 15 anos
  • Marcondes Teixeira Lima, 25 anos
  • Manoel José da Silva, 63 anos
  • Joelson Queiroz dos Santos, 34 anos
  • José Roberto Santos da Silva, 26 anos
  • Maria Luiza Oliveira, 59 anos

De acordo com a PCMG, um corpo já foi retirado pela família com destino a Alagoas. Quatro corpos devem seguir para São Paulo, amanhã de manhã, via terrestre, sob os cuidados da Policia Científica do estado. A Defesa Civil de Minas Gerais articula com a FAB (Força Aérea Brasileira) o transporte dos demais corpos.

O acidente

O veículo da empresa Localima Turismo saiu do povoado de Santa Cruz do Deserto, em Mata Grande, Alagoas, às 9h da manhã da quinta-feira (3), em direção a São Paulo. Após uma falha mecânica, o ônibus caiu do local conhecido como Ponte Torta, de uma altura de 35 metros.

A empresa Localima afirmou que não vai se furtar da responsabilidade. “Somaremos todas as nossas forças e emprenho para prestar total assistência às vítimas e aos familiares. Nada, absolutamente nada, trará de volta a vida das vítimas. Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado”, disse, em trecho de nota (leia a íntegra abaixo).

Ainda segundo a PCMG, representantes da empresa estiveram no IML (Instituto Médico-Legal) na tarde de ontem. No entanto, eles ainda serão intimados formalmente para prestar depoimentos no decorrer no inquérito policial.

Nota da Localima na íntegra

“A empresa LOCALIMA vem, através da presente Nota, expressar nosso pesar e nossa profunda tristeza pelas vítimas e seus familiares acerca do acidente ocorrido no dia 04/12/2020. 

Informamos, ainda, que a LOCALIMA possui contrato de arrendamento junto à empresa J.S. TURISMO, a qual transporta seus passageiros dentro das regras dos órgãos fiscalizadores – ANTT e Polícia Rodoviária Federal. 

Não nos furtaremos da nossa responsabilidade, e somaremos todas as nossas forças e empenho para prestar total assistência às vítimas e aos seus familiares. 

Nada, absolutamente nada, trará de volta a vida das vítimas. Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado. 

Todos os fatos estão sendo apurados, e a nossa empresa possui interesse direto na devida elucidação, sendo certo que as reparações serão realizadas, caso a caso, para que a dor das vítimas e dos seus familiares sejam amenizadas. 

Lamentamos o ocorrido, e nos sentimos profundamente abalados por este grave acidente. Não obstante, nossa equipe esclarece que se coloca à inteira disposição, dando suporte humano, digno, com compaixão e empatia, para amenizar a dor daqueles que sofrem, sejam vítimas ou seus familiares. 

Com profundo pesar, LOCALIMA”.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!