BH tem alta em ocupação de UTIs para Covid-19 e 400 casos em 24 horas

tratamento covid hospital bh
De ontem para hoje, ocupação de leitos de UTI e taxa de transmissão cresceram (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) destinadas ao tratamento da Covid-19 em Belo Horizonte subiu de 59,1% para 64,2% em apenas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (16). A taxa de transmissão por infectado (RT) também subiu de ontem para hoje, chegando a 1,07.

Os dois índices estão no nível amarelo de acordo com os parâmetros da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). A ocupação dos leitos de enfermaria para o tratamento da Covid-19 segue em 52,3%, mesma taxa de ontem, e também se enquadra no nível amarelo, que demanda atenção.

indicadores covid em bh
Ocupação de UTIs segue em alta na capital mineira (Reprodução/PBH)

Segundo dados do boletim de hoje, BH tem 58.411 casos confirmados de Covid-19, o que corresponde a 411 a mais do que ontem. Na capital mineira, 1.761 pessoas já morreram por causa da doença. Além disso, 2.352 casos estão em acompanhamento e 54.298 pacientes já se recuperaram.

O boletim epidemiológico divulgado pela PBH pode ser acessado aqui.

Alerta

Quando a taxa de ocupação de UTIs superou a marca de 60% na segunda-feira (14), o infectologista Unaí Tupinambás alerta parou que a população não descuide e torne a situação pior do que o início da pandemia em BH. “A situação está bem tensa. Neste fim de ano, temos visto as pessoas cansadas, muitas festas sendo programadas, pessoas tirando férias… O nosso receio é que a recrudescência da primeira onda seja pior do que o que vimos em maio, junho”, alertou o especialista, integrante do Comitê de Combate à Covid-19 da PBH.

O especialista pede que a população não se esqueça da pandemia durante as festas de fim de ano, como o Natal e as comemorações no Réveillon, já que “a tendência da situação é piorar”. Segundo ele, a previsão é de que a situação da pandemia em BH esteja “bem pior” já na segunda semana de janeiro, caso as medidas de contenção da disseminação da Covid-19 não sejam levadas a sério.

“Todos têm que entender que, se relaxarmos demais, as festas que estão sendo planejadas podem acabar se tornando festas de despedida. Muitas vezes, a população mais vulnerável não frequenta os eventos, mas os mais novos, filhos, netos, acabam levando o vírus para dentro de casa. Estamos orientando que a população aguente mais um pouco, temos boas perspectivas de vacinação a partir do ano que vem”, pontuou Unaí Tupinambás.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!