Chuva atinge BH nesta véspera de Natal; veja dicas de segurança

Alerta da Defesa Civil vale até 8h de amanhã (Amanda Dias/BHAZ + Defesa Civil/Divulgação)

A véspera de Natal começou chuvosa em Belo Horizonte e na região metropolitana. A Defesa Civil da capital mineira emitiu um alerta nesta quinta-feira (24). Segundo o órgão, as pancadas de chuva podem ser fortes, com rajadas de vento em torno de 50 km/h e possíveis trovoadas isoladas.

O alerta, emitido às 11h15 de hoje, ainda vale até as 8h da sexta-feira (25), manhã de Natal. De acordo com a Defesa Civil, a chuva deve ter um volume de 20 a 40 mm. O órgão pode ser acionado, por meio do número 199, em caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e surgimento de minas d’água.

Verão

A chegada do verão, que começou na segunda-feira (21), também pode propiciar a ocorrência de chuvas em Belo Horizonte. No entanto, a meteorologia aponta que a estação do ano será menos chuvosa que nos anos anteriores. O calorão, por sua vez, deve ser dominante (veja aqui).

Recomendações de segurança

A Defesa Civil de BH reuniu recomendações para que a população permaneça em segurança durante períodos de chuva. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.⠀
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.⠀
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.⠀
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).⠀
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).⠀
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!