Em 3 dias, chove metade do esperado para o mês na região Centro-Sul

chuva bh
Precipitações devem continuar durante toda semana (Amanda Dias/BHAZ)

O ano de 2021 começou chuvoso em Belo Horizonte. Prova disso é o fato da região Centro-Sul da cidade já ter registrado, em três dias, mais da metade do volume esperado para todo o mês de janeiro. E a previsão é de mais chuva ao longo da semana que inicia. Meteorologista entrevistado pelo BHAZ não descarta a possibilidade da capital mineira ter chuvas como a de janeiro do ano passado, que destruiu a cidade.

“Uma frente fria chegou a Minas Gerais no primeiro dia do ano. Ela também vem atuando no Rio de Janeiro e está estacionada no litoral do estado vizinho. Esta frente vem formando o sistema de convergência do Atlântico Sul e traz muita umidade da Amazônia. Sendo assim, as nuvens são formadas e temos as chuvas”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

A Defesa Civil de Belo Horizonte informa que a região Centro-Sul da cidade já registrou 177 mm (milímetros) de chuva, o que corresponde a 53,8% do esperado para todo o mês. O Barreiro, por sua vez, é o ponto da cidade que menos choveu até o momento: 64,2 mm, correspondente a 19,5%. A média climatológica do mês é de 329,1 mm. Veja o acumulado de chuvas:

  • Barreiro – 64,2 (19,5%)
  • Centro Sul – 177 (53,8%)
  • Leste – 121,2 (36,8%)
  • Nordeste – 116,2 (35,3%)
  • Noroeste – 144,0 (43,8%)
  • Norte – 101,6 (30,9%)
  • Oeste – 129,4 (39,3%)
  • Pampulha – 114,6 (34,8%)
  • Venda Nova – 132,8 (40,4%)

Mais chuva

Ao sair de casa é bom dar uma olhada para ter a certeza de estar levando a sombrinha. O motivo? A continuidade das chuvas. “Teremos uma semana chuvosa e com temperaturas amenas em Belo Horizonte e região metropolitana. A mínima, nesta segunda-feira (4), ficará em 19ºC e a máxima poderá alcançar os 26ºC. A umidade relativa do ar vai ficar entre 45% e 85%”, diz Ruibran.

No belo-horizontino ainda está viva a recordação das forte chuvas de janeiro do ano passado. Na oportunidade, a cidade ficou destruída após ter o mês mais chuvoso da história. O temporal alagou vias, inundou casas e fez até parte do teto de um dos pisos de shopping desabar. O meteorologista Ruibran dos Reis diz o que podemos esperar para este ano.

“Não está descartada a possibilidade de termos um janeiro tão chuvoso como o de 2020. Vamos conseguir ter a noção, se ainda teremos muita chuva no mês, a partir de quinta-feira (7)”, finaliza. A chuva deste ano já vez uma vítima na capital mineira. Um adolescente de 13 anos morreu após ser arrastado no bairro Santa Rosa, na Pampulha. Ele andava de bicicleta quando foi levado pela água até parar debaixo de um carro.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!