Estoques de sangue têm queda alarmante e Hemominas pede doações

A Fundação Hemominas conta com a ajuda de doadores voluntários para reverter a situação atual dos estoques de sangue em Minas Gerais, que registraram uma queda preocupante. Entre os tipos sanguíneos positivos, as reservas estão na metade do considerado ideal, enquanto os negativos são ainda mais baixos – 40% abaixo da quantidade segura.

Considerando a situação atual, é importante que sejam feitas doações de todos os tipos sanguíneos, mas a fundação pede atenção especial para os tipos O positivo, O negativo e A positivo. A queda nos estoques é um reflexo do cenário que tomou conta do Brasil desde março do ano passado. Desde o início da pandemia de Covid-19, o comparecimento de doadores tem registrado queda constante no estado e preocupado autoridades e profissionais da saúde.

Há ainda um outro agravante que já é esperado pela Hemominas desde antes da pandemia. Viviane Guerra, assessora de Captação e Cadastro de Doadores da fundação explica, que, historicamente, nos finais de ano o volume de doações cai, por ser uma época de férias escolares, festas e viagens. “Temos conhecimento que os estoques de sangue vêm sofrendo com a baixa no comparecimento de doadores desde o início da pandemia, não somente em Minas Gerais. Por isso, é de extrema importância que haja uma mobilização”, pontua.

Segurança

A Fundação Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Entre os cuidados adotados, estão o agendamento do horário para doação, o uso obrigatório de máscaras e a utilização do álcool gel/líquido 70% para higienização das mãos.

Além disso, a fundação providenciou a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores. Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção.

Como doar

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Ou seja, o período começa a contar quando a pessoa já está assintomática e sem sequelas que contraindiquem a doação.

Candidatos que tiveram contato com pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 são considerados inaptos por um período de 14 dias contados a partir do último contato com essas pessoas. Todas as condições e restrições para doação estão disponíveis no site (acesse aqui).

Agendamento

As doações devem ser agendadas pelo site ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, a fundação pede que o voluntário cancele o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Veja aqui a lista de endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o Estado.

Com SES-MG

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!