Mais água: Novo alerta de chuva para BH vale até amanhã

Chuva em BH
Chuva vem atingindo a capital mineira ao longo da semana (Moisés Teodoro/BHAZ)

A chuva em Belo Horizonte ainda não deu trégua e deve dar as caras novamente hoje: a Defesa Civil da capital mineira emitiu, na tarde desta sexta-feira (8), um alerta de possibilidade de chuva de 30 a 50 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

De acordo com o órgão, o alerta vale das 15h de hoje até 9h deste sábado (9). Ao longo da semana, a chuva já atingiu diversas regiões de BH e região metropolitana. Ontem, a Defesa Civil emitiu alerta de possibilidade de granizo na capital, e recomendou que a população redobre os cuidados e evite áreas de risco durante o período chuvoso.

Ainda ontem, o meteorologista Ruibran dos Reis garantiu que, apesar das chuvas dos últimos dias, não há indicativos de que BH tenha um janeiro tão chuvoso como o de 2020. “A princípio não tem indícios deste mês ser igual o do ano passado. Não teremos uma sequência de dias chuvosos como a registrada naquele período”, afirmou.

ALERTA DE CHUVA ⠀ 15h06 – Possibilidade de chuva (30 a 50 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h…

Publicado por Defesa Civil de Belo Horizonte em Sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Cuidados

A Defesa Civil reuniu uma série de recomendações para que a população fique em segurança durante períodos chuvosos. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.⠀
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.⠀
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.⠀
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).⠀
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).⠀
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!