Duda Salabert é demitida de colégio particular em BH e alega preconceito

professora duda salabert
Professora foi eleita vereadora com quase 40 mil votos (Reprodução/@DudaSalabert /Facebook)

A professora Duda Salabert comunicou, neste sábado (6), que foi demitida do Colégio Bernoulli onde dava aulas há 13 anos, em 21 de carreira. A docente, vereadora mais votada da história de BH, citou o preconceito sofrido, visto que pais reclamavam da presença dela, e lembrou os episódios de ameaças de morte. O colégio alega que a decisão foi tomada, pois não se sentiu seguro de que todos os cronogramas seriam cumpridos pela parlamentar.

Duda disse em entrevista ao BHAZ que a direção do Bernoulli afirmou que o fato dela estar como vereadora faria com que ela não tivesse “a entrega necessária” que a direção espera. “O colégio alegou que entende que por eu estar numa atividade política eu não teria a entrega necessária que eles esperam de uma professora. Dei minha disponibilidade, mas eles optaram pela demissão”.

Na postagem, a professora destacou que não sabe se voltará a dar aulas em escolas privadas, pois “há um grande preconceito estigmatizante que impedirá minha contratação pelo fato de eu ser trans”. “Antes da pandemia, pais reclamavam da minha presença na escola. Mas eles não assistiam minha aula, não me viam… Isso tornava o cenário menos pesado. Com a pandemia, minha imagem começou a frequentar as casas dessas famílias – fato que causa desconforto em mentes preconceituosas”.

Duda lembrou, durante a entrevista, a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e a saída de alunos da rede privada. “A gente vive num contexto de grande crise econômica. Escolas estão preocupadas com receitas e evitar qualquer fato que possa resultar na queda de matrículas. Surpresa não seria a demissão, mas se eu estivesse empregada, já que, segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), apenas 4% de pessoas trans estão no emprego formal”, lembrou.

Ameaças

Em dezembro, Duda recebeu um email assinado por um grupo neonazista no qual sofreu xingamentos discriminatórios e intimidações: “Vou te matar”. A mensagem ainda prometia fazer “um mar de sangue” no Bernoulli, assim que a unidade voltar com as aulas presenciais. A mensagem também foi enviada para a direção do colégio. “Ali eu já sabia que seria demitida”, disse na postagem.

Projetos

Antes de falar dos projetos que têm para o futuro, Duda lembrou à reportagem o bom relacionamento que teve com os alunos. “Dou aula há mais de 20 anos, médicos de Minas e de vários lugares do país foram meus alunos. Nestes anos todos minha aprovação pelos alunos sempre ficou acima de 80%”.

Duda planeja abrir um cursinho popular após a vacinação contra a Covid-19. “Pretendo montar um EJA (Educação de Jovens e Adultos) e um pré-vestibular comunitário popular para pessoas que trabalham com coletas de materiais recicláveis e mulheres detentas privadas de liberdade. O espaço não será apenas pedagógico, mas de remissão de pena”, finaliza.

Bernoulli

O Bernoulli confirmou a demissão de Duda Salabert ao BHAZ. Em nota, a instituição de ensino destacou que “busca garantir aos seus alunos educação de excelência, o que exige disponibilidade de tempo por parte dos professores nas aulas, em sua preparação e em outras tarefas necessárias para a rotina acadêmica”.

“Reconhecendo o alto envolvimento de Duda e a dedicação com que busca exercer sua nova atividade, e a imprevisibilidade de compromissos que cargos públicos como esse podem ter, não nos sentimos seguros de que todos os nossos cronogramas seriam integralmente cumpridos com a disponibilidade que nossa instituição exige”, afirmou o Bernoulli em um dos trechos da nota.

O Bernoulli ressaltou que a demissão não tem relação com a orientação sexual de Duda. “Reforçamos também nosso intenso trabalho na formação do pensamento crítico pautado sempre pelo respeito, tolerância, diversidade e inclusão. Reconhecemos a imensa contribuição dada por Duda na formação de milhares de alunos que passaram por nossa escola por todos esses anos”.

Ao final da nota, o Bernoulli desejou “sucesso e realizações” na nova etapa da vida de Duda Salabert.

Nota do Bernoulli na íntegra

“Duda Salabert atuou como professora do Bernoulli por 13 anos e, a partir de 1º de janeiro de 2021, ela assumiu um novo cargo como vereadora na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Como em todos os anos, a instituição de ensino busca garantir aos seus alunos educação de excelência, o que exige disponibilidade de tempo por parte dos professores nas aulas, em sua preparação e em outras tarefas necessárias para a rotina acadêmica.

Reconhecendo o alto envolvimento de Duda e a dedicação com que busca exercer sua nova atividade, e a imprevisibilidade de compromissos que cargos públicos como esse podem ter, não nos sentimos seguros de que todos os nossos cronogramas seriam integralmente cumpridos com a disponibilidade que nossa instituição exige.

Sendo assim, confirmamos que ela não faz mais parte do corpo docente do Bernoulli em 2021.

Reforçamos também nosso intenso trabalho na formação do pensamento crítico pautado sempre pelo respeito, tolerância, diversidade e inclusão.

Reconhecemos a imensa contribuição dada por Duda na formação de milhares de alunos que passaram por nossa escola por todos esses anos. Desejamos sucesso e realizações para ela em sua nova trajetória”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!