Chuva deixa cidades mineiras debaixo d’água e desabriga famílias

Chuva inunda cidades em Minas
Dezenas de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas pelos bombeiros (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

A chuva que atingiu várias cidades de Minas Gerais nessa sexta-feira (19) fez com que cerca de 15 famílias de Matipó, na Zona da Mata, fossem retiradas de suas casas pelos bombeiros. Vídeos e fotos mostram a destruição que as inundações causaram no município, que ficou debaixo d’água. Outros municípios também registraram casos de inundação, com pessoas ilhadas e que tiveram que ser resgatadas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela própria Prefeitura de Matipó, por volta das 14h de ontem. De acordo com a corporação, a cidade estava alagada em vários pontos. As famílias que foram retiradas das casas inundadas foram carregadas pelos militares ou levadas em barcos.

Ainda de acordo com os bombeiros, algumas pessoas resistiram em deixar as casas. Os militares priorizaram o resgate de idosos, crianças e outras pessoas com dificuldade de locomoção. A região mais atingida foi a que abrange a avenida Valdomiro Mendes de Almeida, próximo ao Parque de Exposição.

Carangola

O transbordamento do rio Carangola na manhã de ontem atingiu a população ribeirinha do município, que também fica na Zona da Mata. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 42 pessoas que estavam ilhadas foram salvas. Duas delas tiveram afogamento de grau 1, quando a vítima apresenta apenas tosse, depois de ter ingerido grande quantidade de água.

Ainda segundo a corporação, 26 pessoas ficaram desabrigadas (quando a residência foi afetada e a pessoa precisa de abrigo provido pelo governo) e 5 ficaram desalojadas (quando a pessoa é obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua casa, em função de evacuações preventivas). “Todavia, esse número não reflete a situação real, pois o município foi afetado como um todo de forma severa”, pontua o Corpo de Bombeiros.

A Secretaria de Assistência Social da cidade está visitando regiões e realizando novos cadastros de afetados, e o nível da água está baixando lentamente, apesar de ainda haver muitos locais inundados.

Integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil estão na cidade e há a previsão da visita do chefe do Gabinete Militar ainda hoje. Uma equipe especializada do Pelotão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (PEMAD) de Juiz de Fora também foi enviada ao local para dar apoio aos demais militares.

Manhuaçu

A cidade de Manhuaçu, na mesma região, ficou inundada depois que a represa de Luisburgo transbordou e o nível das águas do rio Manhuaçu aumentou, levando a água a toda a cidade e a regiões vizinhas.

inundação em manhuaçu
Manhuaçu e cidades adjacentes foram atingidas pela chuva (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 pessoas que estavam ilhadas em suas casas foram resgatadas pelos militares, nas cidades de Manhuaçu, Orizânia, Matipó e Espera Feliz. Com o escoamento natural, o nível da água das regiões alagadas diminuiu ainda no fim da noite.

manhuaçu
Água chegou a toda a cidade de Manhuaçu (Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!