Vídeo que mostra UPA Centro-Sul com leitos de Covid-19 vazios é FARSA

upa centro-sul leitos não covid video farsa
Vídeo de supostos leitos de Covid-19 vazios circula pelas redes sociais (Reprodução/WhatsApp)

Gravado por um paciente, um vídeo mostrando leitos vazios na UPA Centro-Sul, em Belo Horizonte, viralizou nas redes sociais ao longo dos últimos dias. Nas imagens, a pessoa diz que está sozinha e mostra os leitos vazios, em um momento do ápice da pandemia de Covid-19 na capital mineira. Contudo, ao BHAZ, a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) explica que o local onde foi gravado o vídeo é reservado a pacientes não-Covid. As UPAs seguem com muitos atendimentos e a situação atual da pandemia ainda preocupa. Ajude: não compartilhe informações falsas!

Nas imagens, um paciente, que está deitado em um dos leitos diz: “Eu estou sozinho aqui, eu tô sozinho, sozinho. Tem lógica?”. Enquanto fala, ele mostra todos os outros leitos vazios. Como estamos em um momento crítico da pandemia, no qual já começam a faltar leitos, as pessoas estão se questionando o motivo de não haver outras pessoas no local.

O local filmado pelo paciente, nessa quarta-feira (24), é na chamada “sala vermelha”, uma área não-Covid, segundo a SMSA. “O paciente do vídeo, devido à condição clínica, foi encaminhado para a sala vermelha, na área não-Covid. Nesta sala são atendidos pacientes classificados como de emergência. A sala conta com sete leitos, todos estão preparados para atendimento e são utilizados sob demanda. No momento do vídeo em questão, três estavam ocupados”, diz trecho da nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra).

Ainda de acordo com o órgão, somente ontem, a UPA Centro-Sul realizou 172 atendimentos. A secretaria também informa que até o fim dessa semana a prefeitura vai implantar Unidades de Atendimento 24 horas não-Covid. “Essa estratégia visa a desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento que passam a atender prioritariamente casos de sintomas respiratórios, pediatria e ortopedia. Com isso, as novas unidades não-Covid passam a receber os casos de média e baixa complexidade 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana”.

Em último boletim epidemiológico divulgado pela PBH ontem, a capital mineira já contava com 135.433 casos confirmados e 3.055 mortes pela Covid-19. Em Belo Horizonte, 205.865 já receberam a primeira dose da vacina, e outras 80.690 receberam a segunda. A ocupação dos leitos de UTI Covid está em 105,9%, enquanto os leitos de enfermaria para a doença atingiram 89,6%.

Nota da Secretaria Municipal de Saúde

“A Prefeitura informa que Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a UPA Centro-Sul conta com espaços separados para atendimento a casos Covid e não-Covid.

O paciente do vídeo, devido à condição clínica, foi encaminhado para a sala vermelha, na área não-Covid. Nesta sala são atendidos pacientes classificados como de emergência. A sala conta com sete leitos, todos estão preparados para atendimento e são utilizados sob demanda. No momento do vídeo em questão, três estavam ocupados. Na última quarta, 24 de março, A UPA-Centro Sul realizou 172 atendimentos.

Até o fim dessa semana a Prefeitura vai implantar Unidades de Atendimento 24 horas não-Covid. Essa estratégia visa a desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento que passam a atender prioritariamente casos de sintomas respiratórios, pediatria e ortopedia.

Com isso, as novas unidades não-Covid passam a receber os casos de média e baixa complexidade 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana”.

Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018 e 2019) e Sindibel (2019).

Comentários