Jovens saem para nadar com amigos e acabam morrendo afogados

rio araguari
Ambos os casos foram registrados em rios do Triângulo Mineiro (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Dois jovens, de 24 e 25 anos, acabaram morrendo afogados durante passeios com os respectivos amigos nesse fim de semana, no Triângulo Mineiro. Os dois casos ocorreram nesse domingo (11) e os bombeiros chegaram a ser acionados pelos companheiros, mas não tiveram tempo o bastante para salvar as vítimas.

No rio Araguari, no limite entre o município homônimo e Uberlândia, um rapaz de 24 anos afundou na tarde de ontem e não foi mais visto na superfície. Como não conseguiram localizar a vítima, os amigos que estavam com ele acionaram o Corpo de Bombeiros e uma equipe de mergulhadores foi enviada ao local.

O grupo estava nadando próximo a uma ponte e, de acordo com a corporação, o corpo do jovem, que era natural de Uberlândia, foi localizado a 15 metros de profundidade.

Triste coincidência

A pouco mais de 130 quilômetros de distância do local do primeiro afogamento, um outro grupo também acabou tendo um passeio transformado em pesadelo no domingo. Um jovem de 25 anos saiu para nadar com amigos no rio Tejuco, no município de Ituiutaba, e também morreu afogado.

Os bombeiros também foram acionados por amigos do rapaz, que contaram que estavam passando a tarde no rio e em uma cachoeira próxima, quando Alexandre Ferreira de Oliveira decidiu entrar nas águas. Ele não conseguiu voltar à margem e acabou afundando, sem que os amigos conseguissem localizá-lo.

O grupo contou às equipes de resgate que Alexandre não chegou a pedir ajuda em momento algum e, por isso, a corporação levantou a suspeita de que ele possa ter sofrido com alguma questão de saúde no momento do afogamento.

No início da manhã desta segunda-feira (12), quatro mergulhadores dos bombeiros iniciaram as buscas e conseguiram localizar o corpo do jovem por volta das 5h30, aproximadamente 12 horas após o afogamento.

Dicas

“As pessoas devem sempre andar em grupo e em locais com estrutura mínima para se banhar para que, em caso de emergência, tenha um socorro disponível. A maior parte dos acidentes, ocorrem em locais ermos, o que dificulta o atendimento das equipes dos bombeiros”, orientou o tenente Herman Ameno ao BHAZ, em entrevista em 2019.

Além disso, os bombeiros alertam que, para evitar que o período de descanso com a família e/ou amigos seja interrompido por uma tragédia ou por um acidente grave, é preciso seguir algumas orientações:

  • Escolha um local seguro, dando preferência para lugares que tenham bombeiros militares ou guarda-vidas realizando a supervisão dos banhistas;
  • A água turva ou escurecida de lagoas e cachoeiras podem esconder riscos para os banhistas. Ao nadar em lagos, é preciso tomar cuidado com objetos que estejam submersos; em cachoeiras, o desnível de uma pedra para outra também pode ser um perigo;
  • Ao avistar uma pessoa se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência;
  • Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar. Ao presenciar um afogamento, ligue, imediatamente, para o 193.
Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!