Covid: PBH abre cadastro para vacinação de pessoas com comorbidades

Vacina contra Covid-19
O início da vacinação será divulgado assim que prefeitura receber nova remessa de doses dos imunizantes (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abriu cadastro para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades, com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e grávidas/puérperas residentes na capital, receberem a vacina contra a Covid-19. O início da vacinação será divulgado assim que prefeitura receber nova remessa de doses dos imunizantes. 

O cadastro foi aberto nesta sexta-feira (30), e será encerrado na segunda-feira (3), às 23h59. As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente com recebimento do BPC não precisam se cadastrar. As comorbidades que são levadas em conta para a priorização na vacinação estão listadas aqui.

As pessoas com comorbidades devem se cadastrar no portal da PBH, neste link. Já o cadastro para gestantes e puérperas deve ser feito neste link. A PBH orienta que os cadastrados guardem a confirmação enviada por meio eletrônico para maior agilidade no dia da vacinação, e ressalta que não serão aceitos envios de cadastros por email ou por telefone.

Documentos e fases de vacinação

Para ser vacinado, será necessário, além de realizar cadastro, reunir documentos para comprovar a condição (exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica). Além disso, o cadastrado deve ficar atento ao calendário de vacinação, que acontecerá em 2 fases, seguindo orientação do Ministério da Saúde, e conforme a disponibilização de vacinas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Na fase I, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

•  Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
•  Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
•  Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
•  Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
•  Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada de 55 a 59 anos. 

Na fase II, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:

•  Pessoas com comorbidades;
•  Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
•  Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes. 

As pessoas com comorbidades com 60 anos ou mais já estão contempladas na priorização por faixa etária.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!