Feira Hippie já volta neste domingo: Confira detalhes da reabertura em BH

feira hippie bh durante pandemia
Feira Hippie já vai voltar no próximo fim de semana (Moisés Teodoro/BHAZ)

Feira Hippie de volta já no domingo (9), bares e restaurantes funcionando até o início da noite e clubes liberados sem restrição de horário a partir de sábado (8). Essas são algumas das atividades permitidas – ou com horário de funcionamento estendido – em novo anúncio do prefeito Alexandre Kalil (PSD) feito hoje.

Veja um resumo do detalhamento feito pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis:

  • Clubes liberados a partir de sábado sem restrição de horário
  • Bares e restaurantes das 11h às 19h de segunda a sábado (com venda de bebida alcoólica), domingo fecha
  • Feira Hippie e outras feiras já liberadas a partir do próximo fim de semana

E domingo?

Outro anúncio de Kalil foi sobre domingo. Todas as atividades consideradas não essenciais estavam proibidas de funcionar aos domingos. A partir do fim de semana, todas que estão permitidas para funcionar em dia de semana também poderão funcionar aos domingos, com exceção de bares e restaurantes, que continuam fechados.

  • Padarias poderão funcionar das 5h às 22h
  • Açougues e peixarias, hortifruti e granjeiros, minimercado, mercearia e armazém das 7h às 21h
  • Peças de veículos automotores apenas pra manutenções
  • Material elétrico, tinta solvente, pintura, material de construção, todo o ramo, e bancas de jornal também liberadas

“Para todas essas atividades sem horário definido, vale o horário já liberado para os outros dias de semana”, explicou o secretário.

Dia das Mães

Além de anunciar a reabertura de algumas atividades e a extensão do horário de funcionamento de outras, Kalil fez um alerta sobre o Dia das Mães.

“Eu já não tenho a minha [mãe], mas muitos de vocês principalmente os mais jovens vão se encontrar com as mães, ou não, porque a morte do Paulo Gustavo é simplesmente a morte de um ente muito querido a todos, mas é mais um CPF que se foi e ele não passará o Dia das Mães com a mãe dele que está viva e ele é um rapaz de 42 anos”, iniciou.

“É esse recado que eu dou: um presente na porta, uma live, uso da imaginação, obviamente para aqueles que não moram com os pais. Tô fazendo todo esse preâmbulo porque todos tiveram mães, e os que as tem vivas, mantenham. Pelo andar da carruagem, será o último dia que passaremos [com restrições]”, concluiu.

Indicadores em queda

Os indicadores de monitoramento da pandemia na capital não têm registrado elevações bruscas desde que foi anunciada a reabertura. Nessa quarta-feira (5), data do balanço mais recente da prefeitura, tanto o número de ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) como os de enfermaria e a taxa de transmissão da doença registraram queda desde o início da semana.

Apesar da melhora, o Boletim Epidemiológico Assistencial da PBH aponta que a ocupação das UTIs segue em nível vermelho, de alerta máximo. De segunda a quarta, este indicador caiu de 77% para 76,1%. Já os leitos de enfermaria foram de 56,2% para 53,5% – nível amarelo de alerta – no mesmo período. A taxa de transmissão é a que tem os melhores índices: foi de 0,98 para 0,95.

No mesmo período de 72 horas, a capital registrou 2.897 novos casos de infecção pelo coronavírus. O número de vidas perdidas para a doença na capital mineira até o momento é de 4.445. As pessoas recuperadas somam 170.637 e outros 7.354 casos estão em acompanhamento pela Secretaria Municipal de Saúde.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!