Umidade do ar despenca e BH tem dia mais seco do ano

Sol em BH
Índice chegou a 21% na tarde de hoje, segundo Inmet (Henrique Coelho/BHAZ)

A umidade relativa do ar registrada nesta tarde em Belo Horizonte foi tão baixa que tornou esta sexta-feira (7) o dia mais seco do ano na capital mineira. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na estação meteorológica Cercadinho, no bairro Olhos d´Água, região Oeste, a umidade chegou a 21% às 14h de hoje. Pelos padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice ideal é de 60%

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, a estação do Inmet no Parque Ecológico da Pampulha registrou umidade relativa do ar em 22% às 15h. Na estação da região Centro-Sul, que fica no encontro da avenida do Contorno com a avenida Raja Gabáglia, a taxa mais baixa registrada hoje foi de 30%, também às 15h.

“A partir de amanhã, uma frente fria vai chegar do litoral de São Paulo, trazendo mais umidade e mais nuvens”, afirma o especialista. De acordo com ele, durante o fim de semana, BH deve registrar uma umidade relativa do ar em torno de 40%, mas sem chuvas. A partir da próxima segunda-feira (10), o índice voltará a cair no período da tarde e deve ficar em torno de 30%.

A OMS recomenda a decretação do estado de atenção quando a umidade relativa do ar fica entre 20 e 30%. Quando o índice está entre 12 e 20%, é considerado estado de emergência.

Névoa seca

Ainda nesta manhã, a capital registrou um fenômeno chamado de névoa seca – uma “nuvem de poeira” que pairou sobre algumas regiões no início do dia. O fenômeno é comum no outono e no inverno, quando a massa de ar seco predominante favorece as partículas de poluição, que ficam suspensas na atmosfera.

O ar mais seco favorece essa camada da poluição, que pode causar danos para saúde. “Tem risco para a saúde, o que chamamos de poluição atmosférica”, diz o especialista. A meteorologista Anet Fernandes, também do Inmet, complementa: “No outono e inverno, a qualidade do ar dá uma afetada mesmo, tanto que nessa época aumenta a gripe e moléstias de ordem respiratória”.

Tempo em Minas

O meteorologista ainda reforça que, além da capital, outras regiões de Minas Gerais também estão enfrentando o tempo seco. “Nas regiões Sul, Triângulo, Oeste e Central, a umidade também está baixa, ficando em torno de 30% durante a tarde. Na cidade de Sete Lagoas, na Grande BH, ela também chegou a 21%. Mas, no geral, o índice deve melhorar em todo o estado no fim de semana, por causa da frente fria”, explica Claudemir de Azevedo.

Algumas regiões do estado devem, ainda, ser atingidas por chuvas nos próximos dias. Há previsão de chuvas isoladas e de fraca intensidade no Sul de Minas, na região do Campo das Vertentes, na Zona da Mata e nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce. “Já a partir de segunda, não tem previsão de chuva no estado”, finaliza o especialista.

Cuidados com o tempo seco

Com a baixa umidade do ar, é comum que algumas pessoas tenham indisposição, dores de cabeça, sangramento de nariz e outras complicações, como o agravamento de casos de asma, rinites e sinusites.

Confira dicas da Defesa Civil para lidar com o tempo seco:

  •  Hidrate-se durante o dia;
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!