TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

‘Achei que ia morrer’: expositores da Feira Hippie, em BH, relatam medo e prejuízos com temporal do domingo

31/08/2026 às 18h06
‘Achei que ia morrer’: vendaval assusta feirantes e deixa prejuízo na Feira Hippie de BH
Cedidas ao BHAZ

A chuva intensa e o vendaval que atingiram a Feira Hippie de Belo Horizonte nesse domingo (30) deixaram prejuízos e assustaram feirantes que ainda estavam no local. Barracas foram derrubadas e retorcidas pelo vento, enquanto mercadorias ficaram expostas à água. Vídeos obtidos pelo BHAZ mostram o impacto causado pela chuva (veja abaixo). Nesta segunda-feira (31), a reportagem conversou com alguns expositores.

Uma das delas, Anabel Trajano, de 44 anos, contou que chegou a pensar que morreria durante a tempestade. A comerciante começou a trabalhar na feira com os pais aos 12 anos, conheceu o marido lá, e atualmente vendem eles calçados juntos. Ela relatou que o temporal começou por volta das 14h30, quando os comerciantes já recolhiam as mercadorias.

Segundo ela, as barracas começaram a voar e algumas atingiram carros, e que nunca tinha visto algo do tipo. “Primeiro eu achei que eu ia morrer. Eu achei que o vento ia me levar”, contou.

A comerciante estima ter perdido cerca de 30% dos produtos que havia levado, aproximadamente 100 pares de calçados. Parte ficou molhada e não poderá ser comercializada. O prejuízo com as mercadorias chegaria a R$8 mil, além dos danos à barraca.

“Você perde o seu chão e o seu teto ao mesmo tempo”, resumiu Anabel. Ela conta que agora os feirantes tentam recuperar o que for possível, colocando produtos para secar e reorganizando as barracas. Segundo ela, a expectativa é que o público compareça à feira no próximo domingo para ajudar os comerciantes a reduzir os prejuízos.

Silvia, que trabalha há 25 anos na Feira Hippie e atua na divulgação dos expositores nas redes sociais, também acompanhou a situação. Ela contou que deixou o local pouco antes do vendaval, mas viu os relatos dos comerciantes e recebeu informações sobre tentativas de furto de mercadorias durante a confusão.

Segundo Silvia, os setores de bolsas, cintos e calçados foram alguns dos mais atingidos. Ela afirma que muitos expositores passaram a segunda-feira tentando secar produtos e separar as estruturas das barracas, cujos ferros se entortaram e ficaram misturados após a ventania.

Para os comerciantes, além de recuperar os produtos e as estruturas, o principal desafio agora é manter as vendas. “A Feira Hippie é a única fonte de renda” de muitos expositores, destacou Anabel. A expectativa é que o movimento do próximo domingo ajude quem teve prejuízos a começar a se recuperar.

Temporal atingiu o Centro e áreas próximas

Uma tempestade forte e repentina atingiu Belo Horizonte na tarde deste domingo (30) e provocou transtornos em diferentes pontos da capital. Vídeos obtidos pelo BHAZ mostram o impacto causado pelo temporal na Feira Hippie, tradicional dos domingos no Centro da cidade.

A força do vento arrastou e derrubou barracas, assustando feirantes e frequentadores que ainda estavam no local. Em um dos vídeos é possível escutar uma das trabalhadoras comentando sobre com a voz embargada pelo choro. “Olha só a nossa barraca, o que virou”, diz ela. Veja:

O temporal também causou quedas de árvores pela cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas pelo menos 22 ocorrências do tipo em menos de duas horas, entre 14h e 15h45. A chuva ainda interrompeu parte da programação da 11ª Virada Cultural de Belo Horizonte.

Raul Costa

Graduando em Jornalismo pela UFMG e estagiário no BHAZ. Gosto jornalismo cultural, cultura pop e tudo que envolve contar boas histórias.

Raul Costa

Email: raul.gomes@bhaz.com.br

Estagiário do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ