TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

UFMG abre inscrições para Teatro Universitário, Coltec e Centro Pedagógico em 2027; veja como participar

11/09/2026 às 18h03 - Atualizado em 11/09/2026 às 18h14
UFMG é destaque em ranking internacional
Crédito: Amanda Dias/BHAZ

A UFMG abre, na próxima segunda-feira (14), as inscrições para processos seletivos que oferecem 295 vagas no Centro Pedagógico, no Colégio Técnico (Coltec) e no Teatro Universitário para 2027. Os interessados têm até 8 de outubro, às 17h, para se inscrever.

As oportunidades estão distribuídas entre diferentes etapas de ensino. O Centro Pedagógico oferece 65 vagas, sendo 50 para o 1º ano e outras 15 para o 4º e o 7º anos. O ingresso é feito por sorteio.

Já o Coltec oferece 180 vagas para cinco cursos técnicos integrados ao ensino médio: Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Análises Clínicas e Química. São 36 vagas para cada curso. A seleção é feita por meio de prova objetiva.

No Teatro Universitário, são oferecidas 50 vagas para o curso técnico de nível médio em Teatro, na modalidade subsequente, destinada a quem já concluiu o ensino médio. O curso tem duração de dois anos, com aulas no período noturno.

A seleção para o Teatro Universitário terá prova escrita pela manhã e provas de aptidão específicas à tarde, em 22 de novembro.

Inscrições

As inscrições para os três processos devem ser feitas pela internet, por meio da Copeve/UFMG, até às 17h de 8 de outubro.

As taxas variam conforme o processo: R$ 70 para os processos do Centro Pedagógico e R$ 105 para o Coltec e o Teatro Universitário.

Candidatos que atendam aos critérios previstos nos editais podem solicitar a isenção da taxa entre 14 e 18 de setembro. O benefício é destinado, entre outros critérios, a integrantes de famílias de baixa renda inscritos no CadÚnico.

A UFMG também disponibilizará atendimento presencial para candidatos que não tenham computador ou acesso à internet, na sede da Copeve, no Campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Os editais completos e os cronogramas de cada processo estão disponíveis na página da Copeve/UFMG.

Laís Marques

Jornalista formada pela PUC Minas. Acumula passagens anteriores pela equipe de jornalismo da Rede 98 e assessorias de comunicação da PMMG e da UEMG

Laís Marques

Repórter do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ