TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Sesc Palladium recebe show cênico-musical para lançar obra póstuma de João das Neves

  • Show
  • Teatro
Data 03 de novembro de 2026
Horário 20:30
Livre
Local Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte
Entrada
Entrada gratuita
30/10/2026 às 15h19
João das Neves (João Castilho/Divulgação)
João das Neves (João Castilho/Divulgação)

O Grande Teatro do Sesc Palladium recebe, na terça-feira (3/11), às 20h30, o show “Grupo Opinião – Por Cima do Temporal”. A apresentação celebra o lançamento do livro homônimo, escrito em primeira pessoa pelo diretor e dramaturgo carioca João das Neves (1934-2018) durante seu último ano de vida.

A obra recupera a história do Grupo Opinião, coletivo que revolucionou a música e o teatro brasileiro entre 1964 e 1976, expondo bastidores, crises e as contradições do movimento. Após o espetáculo, o livro será colocado à venda no foyer do teatro.

O evento integra o projeto Literatura no Palladium e une música e teatro para homenagear um dos fundadores do Grupo Opinião.

A programação musical e cênica

No palco, os cantores Fernanda Takai, Titane e Maurício Tizumba interpretam trechos do clássico Show Opinião. O repertório revisita canções marcantes de artistas como Maria Bethânia, Nara Leão, João do Vale e Zé Keti.

A parte musical conta com o acompanhamento de Pedro Gomes no baixo, Yuri Vellasco na bateria e Tabajara Belo no violão.

O espetáculo também promove um encontro entre diferentes gerações do teatro. Os artistas Laura Castro (RJ), Rodrigo Jerônimo, Kátia Aracelle e Cida Falabella realizam a leitura de memórias e reflexões do diretor que constam no livro.

O legado de João das Neves e o Grupo Opinião

Fundado em 1964, logo após o incêndio da sede da UNE durante o golpe civil-militar, o Grupo Opinião surgiu como um movimento de resistência política e artística. Sob a influência de Bertolt Brecht, o coletivo uniu cinema, literatura, música e teatro para criar um equilíbrio entre qualidade artística e ideologia.

João das Neves foi peça central do grupo até 1983, dirigindo shows de nomes como Chico Buarque e Milton Nascimento, além de escrever a peça “O Último Carro” (1976), considerada um marco da cena nacional.

Além da atuação no Rio de Janeiro, Neves fundou o Grupo Poronga no Acre, entre 1985 e 1992, onde conviveu com os indígenas Huni Kuin. Em seus anos finais, residindo em Lagoa Santa (MG), dedicou-se a escrever a obra que agora é lançada.

Bastidores da obra póstuma

A cantora Titane, que foi companheira de vida e arte de João desde 1991, organizou o livro. Ela relata que a escrita era um desejo antigo do artista, concretizado mesmo enquanto ele enfrentava a doença.

Segundo Titane, o livro precisou de finalizações após a morte do autor, seguindo orientações deixadas por ele. “Ele pediu que fôssemos atrás das faltantes em canções e sambas de autores que, de alguma forma, se relacionassem com o ‘Opinião’. Também seria necessário localizar e inserir trechos textos e críticas (de terceiros) citados por ele”, relembra a artista.

Para a pesquisadora Roberta Capone, o relato impresso na Casa dos Pequizeiros, em Lagoa Santa, preenche lacunas históricas do teatro brasileiro e serve como alento para novas gerações que veem a arte como ferramenta de transformação.

Anota aí!

Grande Teatro do Sesc Palladium
Classificação etária: Livre
Data: 03/11/2026
Local: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte
Entrada: Gratuita

Shirley Pacelli

Shirley Pacelli formou no Centro Universitário Newton Paiva em 2011. Foi repórter do jornal Estado de Minas (2011-2016) e atuou como redatora no portal O Tempo (2018-2024). Tem experiência como repórter de turismo, tecnologia, cultura e economia. Atualmente trabalha como editora no Portal BHAZ.
LinkedIn

Shirley Pacelli

Email: shirley.pacelli@bhaz.com.br

Jornalista

LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ