Circuito da Praça Raul Soares: O novo rolê cultural de BH

praça raul soares
Fundador da Cozinha Tupis, no Mercado Novo, comentou sobre o processo de reorganização da Praça Raul Soares (BHAZ/Divulgação + Reprodução/Cura/Instagram)

Com a volta do povo às ruas após a pandemia, muita gente está até hoje descobrindo novos hábitos e gostos por aí. Em BH, um lugar em específico tem chamado muita atenção: a Praça Raul Soares, que ganhou novos ares, novas cores e novos bares, no melhor estilo Mercado Novo. O Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, conversou com um dos principais incentivadores desse movimento cultural na cidade, Rafael Quick, sobre os novos rolês no coração da capital mineira.

Quick é um dos sócios do Juramento 202, bar queridinho na região Leste de BH, do Forno da Saudade, pizzaria que reúne centenas de pessoas em uma praça na região Noroeste, e dos dois primeiros empreendimentos no agora disputado segundo andar do Mercado Novo. E ele vê com bons olhos o surgimento de movimentos parecidos em outros pontos da capital.

“O que a gente quer é isso. É entender que o movimento do Mercado Novo teve uma influência grande, ele também foi influenciado por outras coisas e, de certa maneira, essas energias vão se somando e transformando BH num lugar muito legal”, afirma Quick ao comentar o que ele chama de “Circuito da Raul Soares”.

“Acho que é o lugar mais interessante de BH como um todo, que é o Mercado Central, Mercado Novo, a Raul Soares em si, que teve o Cura [Circuito Urbano de Arte], que agora tem o movimento da Galeria [São Vicente], tem o pessoal também pegando o Scaramouche [antigo bar de BH], que é ali na Bias Fortes com Raul Soares”, lista o empreendedor.

Nova Raul Soares

Rafael afirma ainda que o fato de a Praça Raul Soares estar sofrendo essas modificações após anos sendo tida como uma lugar abandonado e perigoso é uma espécie de presente para os belo-horizontinos. “É um lugar que tá se transformando muito rápido e que vai virar um lugar que você anda a pé, que você descobre”, pontua.

Mas nem todas as novidades agradam o fundador da Cervejaria Viela. Sobre a inauguração de uma unidade do McDonald’s bem em frente à praça, ele é mais pessimista: “Não celebrei, era uma flora ali. Eu não sou o maior fã das franquias internacionais, mas acho que faz parte, cumpre um papel também. Mas eu achei que ali poderia ter tido um lugarzinho a mais com essa proposta belo-horizontina tipo Centro, imóvel antigo”.

“Descobrir outros lugares da cidade eu acho que tem muito a ver com essa história da vocação. Eu acho que a gente vê esse baixo Centro ali, a parte que está ao redor do Mercado Central, Mercado Novo, Raul Soares, ali é um lugar muito perfeito pra isso. Sempre, historicamente, teve isso, vários bares ali”, defende Quick.

Ele afirma ainda que esse movimento não é novidade na região e cita alguns nomes antigos que marcaram a cultura de bares na Praça Raul Soares: “O Mercado Novo tinha o Vagalume, que era um bar da madrugada que todo mundo ia pra lá, o próprio Scaramouche, que também era um bar que nos anos 80 ficou muito conhecido por ser um bar da madrugada. E a vocação do Centro é essa”.

Confira o papo na íntegra abaixo.

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre o que guardam os corredores do Mercado Novo, da Galeria São Vicente e do Mercado Central, é só clicar aqui, aqui e aqui.

Arreda pra Cá

Se tem duas coisas que o mineiro gosta de verdade, elas são: Minas Gerais e uma boa conversa. Se juntar os dois então, já viu… E foi exatamente isso que o BHAZ fez: o Arreda pra Cá, nosso podcast, recebe personalidades mineiras e figuras importantes que têm tudo a ver com a história do nosso estado. Tem esporte, internet, arte e uma bebidinha que não pode faltar, né!?

Pra conferir tudo sobre o podcast e assistir os papos com os demais convidados, acompanhe aqui.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!