Bar lotado na Pampulha incomoda moradores e mobiliza PM

aglomeração bar bh
Imagens mostram várias pessoas aglomeradas e sem cumprir medidas sanitárias (Arquivo pessoal)

Matéria atualizada com o pronunciamento da Prefeitura de Belo Horizonte

Um bar no bairro Itapoã, na região da Pampulha, foi flagrado recebendo dezenas de clientes em descumprimento com várias medidas sanitárias na noite desta sexta-feira (21). Imagens enviadas ao BHAZ mostram várias pessoas aglomeradas na porta do estabelecimento, que fica na rua Professor Hélio Viana, sem uso de máscara e sem distanciamento. No boletim com dados da Covid, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou hoje que a taxa de transmissão do novo coronavírus voltou ao estado de alerta.

De acordo com a denúncia de uma das moradoras, que terá a identidade preservada, eventos desse tipo têm sido constantes, mesmo após o anúncio da pandemia da Covid-19, em março do ano passado. “Já teve dia que os moradores estavam passando mal, ou trabalhando no computador, e o barulho estava muito alto”, conta ao BHAZ.

Segundo a moradora, o bar já chegou a ser multado durante o período de fechamento, mas o lacre dos portões foi removido e as festas no local continuaram. “A polícia começou a fiscalizar mais perto e interditaram, mas, na mesma hora que os policiais foram embora, eles reabriram o bar”, lembra a mulher.

Ainda segundo ela, o problema é tão sério que já chegou a afetar drasticamente a vida de alguns moradores da rua. “Houve vizinhos que precisaram se mudar porque não aguentavam mais o barulho todo dia. A gente já denunciou várias vezes… Nesta festa de hoje eu acredito que tenha mais de 100 pessoas”, afirma a moradora.

Procurada pelo BHAZ, a Polícia Militar afirmou que uma viatura foi encaminhada até o local para dispersar os participantes. A moradora confirmou que uma equipe da corporação esteve no local pouco depois da denúncia.

Após a ação, alguns clientes ainda tentaram voltar ao bar, mas os militares estiveram novamente no local para evitar que a festa seja retomada e cause nova aglomeração. O BHAZ entrou em contato com o estabelecimento, mas não obteve sucesso.

Já a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que fará vistoria no local. “A PBH esclarece que fará vistoria no endereço citado.O descumprimento do decreto municipal pode gerar na aplicação de multa e interdição do estabelecimento. A população deve denunciar irregularidades nos canais da PBH: telefone 156 ou APP PBH”, diz em nota.

Onde denunciar?

Desde o início da pandemia, as autoridades têm se mobilizado para garantir o cumprimento das medidas sanitárias e fiscalizar os estabelecimentos em todo o estado. Para isso, as administrações municipal e estadual trabalham em parceria e disponibilizam vários contatos para denúncias.

Na PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) os moradores que flagrarem desrespeito às medidas de combate à Covid-19 podem denunciar pelo telefone 156 ou pelo portal da PBH. Nesse caso, o serviço pede identificação, mas garante sigilo.

A PM também tem reforçado a fiscalização e recebe denúncias a qualquer momento pelo 190.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!