Bolsonaro cita fechamentos e comenta fala de Kalil sobre ‘motociata’ em BH

bolsonaro cita kalil motociata
Bolsonaro pretende vir a Belo Horizonte para passeata de moto com apoiadores (Reprodução/ Foco do Brasil/YouTube)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), na manhã desta segunda-feira (31) durante encontro com apoiadores. Ao ser questionado sobre o passeio de moto que sugeriu fazer na capital mineira, Bolsonaro disse que viu o posicionamento do prefeito sobre o assunto e voltou a criticar os fechamentos do comércio em BH.

O presidente fez a declaração enquanto conversava com seus eleitores na porta do Palácio do Alvorada, como de costume. “Que dia o senhor vai fazer o passeio de moto em BH?”, perguntou uma cidadã. “Vi um vídeo do Kalil e ele disse que não tem problema andar de moto, motocicleta, cavalo”, respondeu Bolsonaro – se referindo, ao que tudo indica, a uma entrevista em que o prefeito afirma não se opor à realização do evento no município.

Alguns dos apoiadores chegaram a pedir que o chefe do Executivo comentasse sobre o fechamento do comércio na capital mineira. Em resposta, Bolsonaro se limitou a dizer que Kalil “fechou demais [a cidade]”. “A destruição de empregos foi enorme, patrocinada por alguns governadores e prefeitos”, alfinetou o presidente.

Bolsonaro cita Kalil (a partir de 8min24seg)

Passeata de moto em BH

Jair Bolsonaro já mencionou que planeja vir um passeio de moto com apoiadores em BH – e a vinda à capital mineira poderá acontecer no próximo mês. O destino ainda não está decidido e outras duas cidades “concorrem” com o município mineiro.

A possível vinda foi anunciada por Bolsonaro durante uma das tradicionais lives de quinta-feira do presidente. Após falar sobre diversos assuntos, ele dedicou os segundo finais da transmissão para agradecer quem compareceu no evento realizado no domingo (23) no Rio de Janeiro.

“Obrigado a todos os motociclistas que estiveram no Rio de Janeiro. Daqui, o outro fim de semana vamos acertar [um novo passeio de moto]. Porto Alegre ou BH. Se não for possível, vamos ali em Chapecó, lá na terra do prefeito João Rodrigues, ou em outro lugar do Brasil”, afirmou.

Sobre a possível vinda de Bolsonaro, o prefeito da capital mineira afirmou em entrevista ao Brasil Urgente, na Band, que não há problema na visita. “Não há um político no Brasil que o prefeito não receba. E, de mais a mais, andar de motocicleta não está proibido na nossa cidade. Então, por enquanto, não vejo nenhum problema nisso”, afirmou Kalil.

O presidente da República vem promovendo as chamadas “motociatas” em algumas cidades do país, como o Rio de Janeiro, sem usar máscara e provocando aglomerações. Questionado sobre o problema da concentração de pessoas em meio à pandemia de Covid-19, Alexandre Kalil disse que o assunto teria que ser resolvido em reunião com o presidente (leia aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!