Alcova Libertina leva clássicos do rock nacional e internacional ao Carnaval de BH há 10 anos

alcova libertina 1
Desfile da Alcova arrastou multidão na Andradas em 2016 (Reprodução/@blocodaalcova/Instagram)

Quer fugir do axé e do samba no Carnaval? Temos o bloco certo para você! O Alcova Libertina é para quem procura pelo rock em pleno Carnaval de BH.

O primeiro desfile aconteceu em 2011, na praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Em 2015, o bloco foi o primeiro a colocar um trio elétrico nas ruas de BH, na avenida dos Andradas, onde se mantém até hoje. Nessa época, a folia na capital mineira ainda estava em sua fase de “ressurgimento”.

O desfile da Alcova acontece sempre no domingo de Carnaval, com concentração às 16h20 e dispersão às 22h. O bloco sai da avenida dos Andradas, próximo à estação Santa Tereza. Em 2023, o bloco Alcova Libertina cancelou o desfile, porém, vai voltar às ruas de BH em 2024, no dia 11 de fevereiro.

Alcova em cortejo no Carnaval de 2019 (Reprodução/@blocodaalcova/Instagram)

Rock’n’roll

Ao BHAZ, Bruno Leal Medeiros, fundador do bloco, conta que o cortejo surgiu por causa do antigo ateliê Alcova Libertina. “Era voltado para a pintura, música e arte. Ficava no Santa Tereza e depois no Colégio Batista”, explica.

“Nosso bloco é um movimento percussivo relacionado ao rock, que é nossa escola ao lado da MPB. Tem rock com ritmos brasileiros, como maracatu, samba e marchinhas”, continua o fundador do Alcova Libertina.

Andradas tomada por desfile do Alcova em 2015 (Divulgação/Alcova Libertina)

Repertório da Alcova

No repertório, existe um equilíbrio entre músicas nacionais e internacionais. Tem Tropicália, artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mutantes, Rita Lee e Cassia Eller.

Na parte internacional, rock dos anos 1960 e 1970. Artistas como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Rage Against the Machine e até Michael Jackson ganham entonação carnavalesca.

A bateria da Alcova Libertina não é aberta, é composta por músicos profissionais. São guitarras, contrabaixo, teclado e cerca de seis vocalistas. “A bateria é regida e formada por um grupo feminino muito forte. É mágico essa energia do grupo, já tocam juntos há 10 anos. Tem um arranjo muito minucioso”.

O bloco também realiza eventos de pré e pós-Carnaval, que devem começar em janeiro. Contudo, ainda sem datas definidas. Para acompanhar os eventos do Alcova, basta acessar o Instagram deles.

Bloco Alcova Libertina de volta

O bloco Alcova Libertina, um dos mais queridos do Carnaval de BH, estará de volta na folia de 2024. O coletivo carnavalesco fez uma pausa em 2023 e está com as expectativas altas para retornar às ruas da capital mineira com muito rock and roll raiz.

Segundo Igor Bigu, o cofundador e produtor do bloco, o Alcova Libertina teve necessidade de se reestruturar após o período da pandemia. “Financeiramente, pessoalmente e técnicamente”, explica Igor ao BHAZ.

“A gente preferiu voltar um pouco para nós mesmos e nos reiventarmos para seguir daqui pra frente”, acrescenta o confundador. “Estamos com 15 músicos, pessoas novas e antigas, perspectiva de apoio governamental e da Belotur. As expectativas estão bem melhores”.

Edição: Pedro Rocha Franco
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!