Baianas Ozadas homenageia Oxossi em cortejo no Centro de BH; conheça mais do orixá

Baianas Ozadas oxossi
Folião interpreta orixá Oxossi no cortejo do Baianas Ozadas, nesta segunda-feira de Carnaval em BH (Igor Ribeiro/BHAZ)

O Baianas Ozadas deu início, nesta segunda-feira (12) de Carnaval em BH, ao seu tradicional cortejo pelo Centro da cidade. Neste ano, o grupo homenageia o orixá Oxossi. As referências a ele estão na música tema do Baianas neste ano e também nas artes divulgadas pelo bloco nas redes sociais. Mas, você sabe o significado de Oxossi?

De acordo com o candomblecista Pai Paulo de Oxalá, Oxossi é cultuado tanto no Candomblé quanto na Umbanda, ambos cultos de matriz africana. Na simbologia da primeira, Oxossi é representado por um arco e flecha. Já na segunda, é sincretizado como São Sebastião.

Oxossi é representado como um hábil caçador e é chamado de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria). Também é considerado o Rei da Floresta, dono da caça. No Candomblé, a saudação a Oxossí é “Oke Aro!”. Já na Umbanda é “Okê Oxossi!”

Agora que você conhece um pouco mais do orixá homenageado pelo Baianas Ozadas, confira a música tema do grupo inspirada nele. Veja a letra e escute abaixo:

Roberth R Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!