Baianas Ozadas lavam escadarias da Igreja São José em BH; entenda o significado

carnaval de bh
Carnaval de BH conta com lavação de escadas da Igreja São José (Igor Ribeiro/BHAZ)

O Carnaval desta segunda-feira (12) começou com um ato tradicional com o objetivo de mandar o preconceito para bem longe da folia. Antes do início do desfile do Baianas Ozadas, integrantes do bloco fizeram a lavagem das escadarias da Igreja São José, bem no Centro de BH.

A cerimônia é muito importante, já que convida o axé para o cortejo, permitindo que todos possam se divertir durante a festa. O ato, também faz uma alusão à lavagem da escadaria da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia.

Vestidos com trajes tradicionais de baianas, os foliões fizeram a cerimônia com água e flores, em um gesto de purificação do local.

E enquanto o aquecimento era realizado do lado de dentro, o público também se preparava para sair ao longo da avenida Afonso Pena e Amazonas, por onde o trio irá percorrer.

Neste ano, o grupo homenageia o orixá Oxossi. As referências a ele estão na música tema do Baianas e também nas artes divulgadas pelo bloco nas redes sociais.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News. Graduado pelo Centro Universitário Estácio de Sá.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!