Pesquisar
Close this search box.

Beiço do Wando: o ‘bloco mais brega de Belô’

Por

Beiço do Wando
O bloco já levou mais de 250 mil foliões para pular na avenida (Divulgação/Beiço do Wando)

Nada de axé, samba e afins. Já pensou em curtir o Carnaval BH 2024 ao som de sucessos da música brega? Para quem está afim dessa experiência, o bloco Beiço do Wando é parada obrigatória nos dias de folia! Criado em homenagem ao cantor que dá nome ao grupo, o bloco espalha muita animação e energia boa pelas ruas de BH!

Desfilando desde 2016, o bloco já levou mais de 250 mil foliões para pular na avenida e também já contou com a participação de um dos maiores ícones do brega – Gretchen!

(Divulgação/Beiço do Wando)

Papo de boteco

Para saber mais sobre a história do coletivo, o BHAZ conversou com Renata Braga, uma das organizadoras do bloco e que presenciou sua criação em uma mesa de bar. “O bloco foi fundado em um boteco ali na Savassi. Alguns amigos saíram para tomar uma cerveja e nessa conversa alguém falou ‘vamos montar um bloco de Carnaval que toque brega?'”.

“Na época não tinha isso. A maioria dos blocos tocavam axé”. Diante da ideia inovadora, a organizadora confessa que não estava muito segura. “Eu falei com eles: ‘Vocês são malucos, não vai dar certo’. Mas aí acabou que deu super certo”, relembra.

Mesmo assim, os amigos persistiram na ideia e, em outubro de 2015, começaram os preparativos para colocar o bloco na rua. Renata conta que seu marido, Igor Eugênio, foi convidado para ser o vocalista e segue sendo a voz do Beiço do Wando até hoje.

Ela relembra também o perrengue que a equipe passou antes do primeiro desfile, em fevereiro de 2016 : “Já estava tudo certo, nós tínhamos alugado um trio, mas o dono ligou pra gente no dia anterior dizendo que tinha dado problema”.

Os amigos precisaram passar a madrugada anterior ao cortejo em claro para achar uma solução. No final das contas, outro trio foi alugado e o Beiço do Wando chegou arrasando em seu primeiro desfile, que ocorreu no bairro Funcionários, em BH.

“A gente não tinha muita noção de quantidade de foliões e tal. Era uma coisa bem simples. Falamos ‘vamos fazer uma coisa bacana, porque devem ir umas 500 pessoas. E no primeiro ano eram 10 mil, a gente não esperava”, diz Renata.

Hino do Beiço do Wando

(Divulgação/Beiço do Wando)

E muita gente pode se perguntar: por que Beiço do Wando? Renata conta que a ideia surgiu em um dos pontos turísticos mais conhecidos de BH: a Praça do Papa.

“A gente queria o brega, porque queríamos tocar música que a gente gosta. E, quando estávamos na praça, o Felipe [outro organizador do bloco] ficou pensando no brega. E nessa de pensar ele falou ‘gente, o Wando é o pai brega dos cantores’. Aí do nada ele falou ‘vai ser Beiço do Wando‘”.

O passeio dos amigos até a Praça do Papa não só rendeu o nome do bloco, como também na criação do hino do Beiço do Wando. É isso mesmo – o bloco tem até hino e você pode conferir ele aqui:

Beiço pra passar batom
Beiço pra molhar o beijo
Mas se for o Beiço do Wando, meu bem, é explosão de desejo!

Foi no verão, que o beiço confortou meu coração
Amor transcendente, que mexe com a gente, é fogo e paixão

Se com a Veveta é na base do beiço
Com o Wando é na base do amor
Se a Marisa pedir beiça eu, beiça eu,
Nós vamos desbeiçar Belô!

Já deu para ver que o brega está no DNA do Beiço do Wando, né? E a organizadora confirma. “Essa questão do brega vem do nostálgico. Falamos ‘vamos fazer um trem diferente, uma coisa que agregue outro tipo de público’. O nosso bloco leva, na grande maioria, pessoas mais velhas, é um bloco mais família”.

Mas isso não quer dizer que falte animação nos agitos promovidos pelo bloco. Inclusive, um dos maiores ícones do brega, a Gretchen, já fez uma participação especial em um desfile.

Conga, Conga, Conga

Gretchen, a rainha do brega, desfilou no Beiço do Wando em 2019
(Divulgação/Beiço do Wando)

Foi em 2019 que Gretchen levou os foliões à loucura no trio elétrico do Beiço do Wando. Performando seus maiores sucessos, como o hit “Conga, Conga, Conga”, a estrela fez uma participação inesquecível no Carnaval de BH.

“Ela é um grande ícone. A rainha do meme, a rainha do rebolado. Em 2019, a gente falou ‘vamos inovar, trazer um artista que tem a ver com o bloco’. E deu super certo. Eu lembro que às 6h da manhã, a gente começou a organizar e já tinha fã dela com disco na mão. Foi uma mega experiência”.

Beiço do Wando o ano inteiro

A gente já entendeu que o Beiço do Wando é sucesso nos carnavais da capital mineira. Mas como fica a programação do grupo durante o resto do ano? Renata explica que no decorrer do ano, o bloco organiza eventos no aniversário de criação do coletivo e também na época de festa junina. Isso mesmo – uma festa junina carnavalesca.

Já os festejos de aniversário do bloco costumam ocorrer no mês de outubro. Para ficar por dentro de todas as festas, é só acompanhar o Instagram do grupo.

Além disso, a banda do Beiço está disponível para tocar em eventos. Os interessados em contratar os músicos, podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected].

(Divulgação/Beiço do Wando)

Carnaval 2024

A participação do Beiço do Wando está mais do que confirmada no Carnaval de BH 2023! A concentração deve ocorrer no domingo de Carnaval, dia 11, às 9h. O cortejo vai partir do cruzamento entre a avenida Brasil e a rua Timbiras.

Anota aí:

Data: 11 de fevereiro
Endereço: Rua dos Timbiras com avenida Brasil, Funcionários
Horário: 9h

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ