Bloco da Calixto: de Madonna a Marília Mendonça, uma mistura de hits no Carnaval de BH

aline calixto no bloco da calixto
Aline Calixto comandando o bloco no Carnaval de 2023 (Paulo Santos/BHAZ)

Comandado pela cantora Aline Calixto, o Bloco da Calixto fez seu primeiro cortejo em Belo Horizonte em 2014, sendo um dos pioneiros no “ressurgimento” do Carnaval na cidade. O grupo tem presença marcada na folia do Carnaval BH 2024.

Antes de se tornar um bloco, o Baile da Calixto agitava a capital mineira em eventos fechados. Mas, com o renascimento do Carnaval de BH, o sonho da cantora de criar um bloco e levar o baile para a rua se concretizou.

No primeiro desfile, em um carro de som pequeno, a cantora divertiu cerca de 6,5 mil foliões pelas ruas do bairro Santo Antônio. “Nosso tema foi ‘África de Todos Os Deuses’, no qual eu cantava a mitologia. Desde os deuses egípcios ao panteão africano”.

Jovens foliões no Bloco da Calixto em 2023 (Paulo Santos/BHAZ)

Diversidade musical

É um bloco sem bateria, que conta com a banda da cantora, para quem quer curtir um pouco de tudo. Tem samba, axé, funk, forró, tudo o que possa dialogar com o Carnaval. “Acho que é essa diversidade que atrai os foliões. São músicas atemporais, mas também têm canções muito recentes”, continua a cantora.

Desde a fundação do bloco, o cortejo vem crescendo junto ao “boom” do Carnaval de BH. Em 2020, mais de 350 mil pessoas se divertiram no Bloco da Calixto, segundo dados da PM à organização. E foi um cortejo especial para Aline.

“Foi o primeiro desfile despois que virei mãe, sensação única. Foi bem gostoso. O tema foi ‘Carnaval é uma Novela’. Levamos a televisão para as ruas de BH, e o povo se diverte, fantasia, entra na onda”.

Foliões acompanharam o desfile em 2023 (Paulo Santos/BHAZ)

Bloco da Calixto de volta

Após dois anos de hiato por causa da pandemia de Covid-19, o Bloco da Calixto voltou a alegrar a cidade neste ano. O tema de 2023 foi “Divinas Divas”, em uma homenagem a Beth Carvalho, Elza Soares, Marília Mendonça, Maria Bethânia, Ludmilla, Anitta, Gal Costa, Dona Ivone Lara, Madonna, Rihanna, Beyoncé e outras grandes mulheres.

O repertório abrangeu canções compostas ou que ganharam notoriedade em vozes femininas, além de sucessos que falam sobre mulheres, como Mila, de Netinho, e Sandra Rosa Madalena, de Sidney Magal. Segundo a PM informou à organização do bloco, 400 mil pessoas acompanharam o cortejo.

O bloco sai, tradicionalmente, aos sábados de Carnaval. Em 2024, a concentração acontecerá no dia 10 de fevereiro, às 14h, na avenida Getúlio Vargas, na Savassi. O desfile seguirá até a Praça da Savassi.

O esquenta para o Carnaval de 2024 começam no dia 21 de janeiro, com o evento de pré-Carnaval do Bloco da Calixto. A festa acontecerá no Montê (Centro), às ainda sem datas marcadas. O folião pode acompanhar as h. Os ingressos ficarão disponíveis no Instagram de Aline no início de janeiro.

Aline Calixto cantou e se emocionou durante desfile de 2019 (Amanda Dias/BHAZ)

Anota aí:

Data: 10 de fevereiro
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, Savassi (próximo à Sorveteria São Domingos)
Horário: 14h

Edição: Pedro Rocha Franco
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!