Blocos tranquilos em BH para quem quer curtir ‘de boa’ o Carnaval 2024

magnólia blocos tranquilos carnaval bh
Confira a lista de blocos mais tranquilos em BH para curtir o Carnaval (Paulo Santos/BHAZ)

O Carnaval BH 2024 está se aproximando e o público pode esperar vários cortejos e festas pela capital mineira. Nos principais dias da folia, entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro, espera-se ruas lotadas para assistir aos desfiles dos mais variados blocos belo-horizontinos.

No entanto, há quem procura fugir da multidão, porém ainda quer curtir a folia. Pensando nisso, o Guia BHAZ fez uma lista com os blocos mais tranquilos de BH para aqueles que pretendem ficar “de boa” durante o Carnaval. Confira!

Românticos são Loucos

Fundado por Marcos Catarina, irmão do cantor e compositor belo-horizontino Vander Lee, o bloco Românticos são Loucos é uma homenagem ao parceiro de sangue de Marcos, que morreu em 2016.

A festa nasceu nos bailinhos de Carnaval feito em clubes de BH, e se tornou um bloco a partir da demanda do público em ver a homenagem nas ruas. Com isso, em 2018, o coletivo passou a sair no bairro Santa Tereza “por ser um bairro que representa a música brasileira”, segundo Marcos Catarina.

Hoje, o bloco conta com uma equipe de 10 músicos profissionais para tocar samba, frevo, reggae e ijexá, sempre em ritmo carnavalesco mas sem deixar a autenticidade das músicas de lado.

Neste ano, além de Vander Lee, o Românticos são Loucos homenageará os quilombos de Minas Gerais e todos os povos afro-brasileiros.

Anota aí:

Confira o endereço, data do cortejo e horário de saída do bloco Românticos são Loucos no Carnaval BH 2024:

  • Concentração: Esquina da rua Mármore com a rua Gabro, Santa Tereza
  • Data: domingo, dia 11/2
  • Horário: concentração às 9h e desfile às 11h

Unidos da Estrela da Morte

É hora de colocar a fantasia do seu personagem favorito do cinema! O Unidos da Estrela da Morte é um bloco nerd, que traz a magia das telonas para o Carnaval de BH, e por também atrair um público infantojuvenil é bem tranquilo.

O tema principal é a saga Star Wars, porém, diversos outros filmes e personagens aparecem no cortejo, que aconteceu pela primeira vez em 2016.

O repertório tem músicas da saga principal e de outros filmes e séries. O desfile acontece em dois dias, sendo um em BH e outro em Contagem, na região metropolitana. A data do cortejo na cidade contagense ainda será divulgada.

Anota aí:

Confira o endereço, data e o horário de saída do bloco Unidos da Estrela da Morte no Carnaval BH 2024:

  • Concentração: Rua José Pedro Drumond, 100 – Floresta
  • Data: sábado, dia 10/2
  • Horário: 13h

Magnólia

bloco Magnólia tem como diferencial tocar músicas inspiradas no jazz do mardi grass de Nova Orleans, saindo das tradicionais marchinhas e do axé que permeia a maioria dos blocos. O nome do coletivo é uma homenagem à rua Magnólia, no bairro Caiçaras, local onde o bloquinho nasceu, em 2013.

A formação musical do bloco Magnólia inclui instrumentos de sopro, uma compacta percussão que se assemelha a uma bateria desmembrada, equipe de músicos, regente e porta estandarte. O coletivo surgiu da necessidade de descentralizar a folia, e, neste ano, desfilará no bairro Nova Esperança, regional Noroeste.

Além disso, trata-se de um blocos com figurinos mais bonitos do Carnaval de BH, e até por causa da descentralização, acaba sendo um bloco mais tranquilo, não tão cheio.

Anota aí:

Veja o endereço, data e horário de saída do bloco Magnólia no Carnaval BH 2024:

  • Concentração: Avenida Américo Vespúcio, 1967, Caiçaras
  • Data: terça-feira, dia 13/2
  • Horário: 10h

Bloco da Língua

Cansados de se deslocar da região Noroeste de Belo Horizonte até o Centro para curtir o Carnaval, um grupo de amigos decidiu criar o próprio coletivo carnavalesco no bairro São Salvador, lá em 2013. Desde então, o bloquinho tem levado a folia para a região, sempre com o objetivo de descentralizar a festa.

E o Bloco da Língua também tem uma pegada política. Segundo o diretor do bloco Anderson de Paula, o coletivo se propõe a falar sobre uma área de lazer que está parada no bairro há 15 anos. “Falamos de problemas sociais, somos totalmente contra discriminação racial e preconceito com a galera LGBTQIAP+”.

O bloquinho toca um pouco de tudo o que se enquadra no ritmo do Carnaval: tem samba reggae, samba rock, samba duro, pagode, sambe enredo e até axé. O grupo ainda tem a Banda da Língua, que, com os shows em bares e eventos, auxilia na arrecadação de recursos para realizar o Carnaval.

Anota aí:

Confira o endereço, data e horário de saída do Bloco da Língua no Carnaval BH 2024:

  • Concentração: rua Tigre, 165 – São Salvador, Belo Horizonte
  • Data: sábado, dia 10/2
  • Horário: a definir

Haja Amor

O casamento entre as carnavalescas Carol Correa e Lais Alves também proporcionou a oficialização delas com a folia: no dia da união entre as duas, surgia o convite para o regente do bloco Então, Brilha!, o De Souza, para formar um bloco em Divinópolis, o Haja Amor.

Por residirem tanto em Belo Horizonte quanto na cidade da região Centro-Oeste de Minas Gerais, as duas decidiram, em 2020, trazer o bloco para a capital mineira. Juntando com a cantora Lud e outros artistas de BH, o coletivo fará a festa na avenida Brasil.

O bloco Haja Amor toca muito axé e MPB (Música Popular Brasileira), e, neste ano, fará o pré-Carnaval de Divinópolis, no dia 3 de fevereiro, e sairá no sábado de Carnaval de Belo Horizonte.

Anota aí:

Confira o endereço, data e horário de saída do bloco Haja Amor no Carnaval BH 2024:

  • Concentração: Avenida Brasil, Savassi
  • Data: sábado, dia 10/2
  • Horário: 15h

Bloco da Esquina

O Bloco da Esquina já tem o tema deste ano confirmado: “Marias, Marias”, e levará o cortejo para a Avenida dos Andradas, no Centro. A temática é uma homenagem a todas as mulheres, cis e trans, e pela liberdade de todas elas.

Além dos temas anuais, a principal homenagem que o bloco faz é ao coletivo Clibe da Esquina. Em 2023, o Bloco da Esquina completou 10 anos de existência e Milton Nascimento fez 80 anos, rendendo um grande ciclo de homenagens.

Renato Muringa, um dos idealizadores do bloco, é quem dá o tom carnavalesco para as músicas do Clube da Esquina, que tocam durante todo o cortejo para agitar os foliões.

Anota aí:

Confira o endereço, data e horário de saída do Bloco da Esquina no Carnaval BH 2024:

  • Concentração: Avenida dos Andradas, 3500, Pompéia
  • Data: domingo, dia 11/2
  • Horário: 8h

Bloco Alalaor

O Bloco Alalaor surgiu em forma de homenagem ao senhor Alaor Araújo, morador do Santa Tereza. A ideia partiu do filho, Julio Cézar Araújo, que decidiu ressignificar a história do pai com o Carnaval. É que o Alaor sofreu certa chacota entre os amigos quando era jovem por conta da marchinha “Allah La O”.

Isso acabou frustrando seu Alalaor, que deixou de curtir a folia, traumatizado com a zoação. Vendo isso, Julio Cezar decidiu criar um bloco em homenagem ao pai, em 2017, para que ele pudesse pular Carnaval pela primeira vez.

Assim, o Bloco Alalaor nasceu no bairro Santa Tereza, e acabou atraindo mais público do que o esperado. Mesmo com o falecimento do pai em 2017, Julio Cézar ainda mantém viva a memória de Alaor, saindo com o bloco pelo oitavo ano consecutivo.

O coletivo possui uma bateria inclusiva, a “Bateria Alegria”, que conta com idosos, crianças, indígenas e pessoas com Síndrome de Down. O grupo toca axé, marchinhas, músicas populares de Carnaval, canções atuais e samba.

Anota aí:

Confira o endereço, data e horário de saída do Bloco Alalaor no Carnaval BH 2024:

  • Concentração: Rua Silvianópolis, 181 – Santa Tereza (no muro do Mercado Distrital do Santa Tereza)
  • Data: segunda-feira, dia 12/2
  • Horário: concentração às 12h, apresentação da Bateria Alegria às 12h30 e desfile às 15h
Edição: Pedro Rocha Franco
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!