Cadastro de ambulantes: PBH confirma que credenciais serão entregues no mesmo dia do cadastro

ambulantes
O credenciamento de vendedores ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte deve ser um pouco diferente neste ano (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

A prefeitura de Belo Horizonte confirmou informação divulgada pelo BHAZ nessa quinta-feira (4) de que o credenciamento de ambulantes para o Carnaval de 2024 será diferente dos anos anteriores. 

Conforme apurado pela reportagem, as credenciais serão entregues no mesmo dia do cadastro. Em anos anteriores, havia um prazo até que a documentação fosse liberada. 

Ao BHAZ, o presidente da Associação dos Trabalhadores Ambulantes de Belo Horizonte, Adjailson Severo, disse ontem que se reuniu com representantes da Belotur e que foram apresentadas novidades para o cadastro dos trabalhadores nas ruas.

“O chamamento deve ser publicado já na próxima semana. Nesse ano, ele vai ser diferente. Nos carnavais antigos, o cadastro começava antes e depois de um mês os ambulantes tinham que voltar para pegar as credenciais. Esse ano, você vai fazer o credenciamento e na mesma hora vai sair com a credencial na mão”, explica ele.

Para o Carnaval de 2023, o edital de cadastro dos vendedores ambulantes foi divulgado pela Belotur em 5 de dezembro de 2022, dois meses antes do início da festa. De acordo com Adjailson, o atraso no credenciamento deste ano não atrapalhará o planejamento dos ambulantes, mas aumenta a ansiedade.

“A gente sabe que a gente vai trabalhar de qualquer jeito. O que atrapalha, às vezes, é a ansiedade. O pessoal trabalha o ano inteiro para eles fazerem o 13º deles, nesse que é o maior evento cultural da nossa cidade”, disse ele.

Cadastro será divulgado nos próximos dias

O cadastro de ambulantes para o Carnaval de BH deve ser divulgado na segunda semana de janeiro. O Executivo prepara o anúncio das datas. A permissão é obrigatória para quem deseja vender cerveja, refrigerante, água e outras bebidas na folia da capital mineira.

Nas últimas edições, a Prefeitura de BH solicitou os seguintes documentos na hora do cadastro aos interessados em trabalhar como ambulante no Carnaval:

  • comprovante de residência da capital mineira
  • identidade com foto
  • CPF

Caso não possuísse documento que comprovasse domicílio em Belo Horizonte sob sua titularidade, mas residisse em BH com familiares, o candidato poderia apresentar declaração subscrita por cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã, com a respectiva documentação comprobatória do vínculo.

Em 2023, mais de 16 mil pessoas se inscreveram. Os cadastrados tiveram direito a comercializar bebidas e adereços de Carnaval.

Entre as regras válidas para o ano passado, estavam a proibição de venda de alimentos, de bebidas fracionadas e em recipientes de vidro.

Lucas Negrisoli[email protected]

Lucas Negrisoli é jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trabalha desde 2015 com comunicação. Tem passagem por veículos como Estado de Minas, Rádio UFMG Educativa e O TEMPO em coberturas de economia, tecnologia, política e cidades. É editor do BHAZ desde outubro de 2023.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!