Carnaval de BH: As melhores músicas dos blocos da cidade

bloco alcova libertina músicas carnaval de BH
Música da Alcova Libertina se tornou um clássico do Carnaval de BH (Renatão/@AlcovaLibertina/Facebook)

A cada edição do Carnaval de BH, um novo hino surge na boca dos foliões. Uns passam, outros se perpetuam e voltam na folia do ano seguinte. Quem madruga pra desfilar pelo Centro de BH com o Então, Brilha! já sabe de cor que gente é pra brilhar. Quem prepara o figurino para desfilar com a Corte Devassa nem espera a ordem pra ‘soltar o espartilhado’.

O BHAZ fez uma seleção das melhores músicas do Carnaval de BH e te ensina a cantar cada uma pra não fazer feio nos cortejos em 2024.

Corte Devassa

“Solta o espartilho, hoje eu não sou de ninguém”. Marcelo Veronez foi um dos responsáveis por criar o hino carnavalesco da Corte Devassa, um dos blocos mais paramentados da folia em BH. E pode-se dizer, porquê não, dono de uma das melhores letras do Carnaval de BH.

Em formato de marchinha, o hino mistura Carlota Joaquina e a corte portuguesa do Brasil Império com Sandy num Carnaval imaginário no qual todas vem curtir a folia em BH.

Solta o Espartilho

A nossa Corte quer botar bloco na rua / Evoluindo com um canto de Evoé / Agora ninguém mais quer dançar o minueto / Porque toda a nobreza aprendeu samba no pé / Maria Antonieta e Carlota Joaquina Vieram pra Belô pra curti o Carnaval / Na Sapucaí não aguentando de calor / levantaram as saias começando um bacanal
Pré-refrão: Não sou bandida, eu nasci puta, mas dou de graça / Nesse Carnaval, meu nome é Corte Devassa
Refrão (2x):Vem de caravela só pra ver como é que é / Até a Sandy já sentou no mastro / Como diria o mestre Raul Belém / Solta o espartilho que hoje eu não sou de ninguém

Desfile da Corte Devassa em 2024

Dia: 12 de fevereiro
Endereço: Rua Sapucaí com avenida Assis Chateaubriand, Floresta
Horário:
9h

Alcova Libertina

Um dos pioneiros do Carnaval de BH, o bloco Alcova Libertina desde o primeiro ano de desfile, em 2011, contribuiu para dar o tom político ao resgate da festa nas ruas da cidade.

O hino do bloco, de autoria de Rafael Ludicanti, Humberto Mundim, Rafael Fares, Bruno Leal Medeiros, Marcos Sarieddine, Jana Macruz e Thiakov, é um chamado contra o tradicionalismo das famílias mineiras.

A letra da música contribuía para o protesto contra a medida do então prefeito Marcio Lacerda de limitar o uso dos espaços públicos para eventos, medida que contribuiu bastante para a retomada do Carnaval de BH. Após uma pausa em 2023, o bloco promete voltar em 2024.

Somos todos libertinos

Chuta! Chuta! Chuta! / Chuta a Família Mineira!
Os moralistas estão chegando / Mas os Libertinos não os deixarão passar / Estão montadas as nossas barricadas / Das torres de marfim podemos ver descortinada a ilusão / Os moralistas, com seu juízo / Querem calar a esperança e o sorriso
Mas no Carnaval, a Alcova Libertina vai trazer o vendaval
Os moralistas, com sua batuta / Estão tentando nos impor sua conduta / Os moralistas, com suas conquistas / Querem riscar os nossos nomes das suas listas / Os moralistas, com sua batina / Querem fechar a Alcova Libertina
Mas não tem dessa, meu irmão / Um Libertino nunca trai seu coração
E no Carnaval, a Alcova Libertina vai trazer o vendaval
Os moralistas, com sua sina / Querem fazer-nos valer sua rotina / Os moralistas, em seus quadrados / Acham que todos podem ser manipulados / As moralistas, recém-casadas / Abriram mão do seu verdadeiro amor
Mas não tem pressa, minha menina / A tua vida há de fazer-te Libertina
E no Carnaval, a Alcova Libertina vai trazer o vendaval
Ó, Libertinos, façam de mim um eterno Carnaval

Desfile do Alcova Libertina em 2024

Dia: 11 de fevereiro
Endereço: Avenida dos Andradas, 4.100 – Centro
Horário: 17h

Então, Brilha!

Ao primeiro raio de luz no céu da capital mineira, o Então, Brilha! abre os festejos do Carnaval de BH cantando o hino do bloco. A cena é uma das mais tradicionais do resgate da folia na cidade.

O bloco põe o trio na avenida ainda de madrugada e a folia se estende até o fim da manhã de sábado e a música se repete outras vezes até o Brilha passar o bastão para o próximo cortejo do Carnaval de BH.

Aprenda o hino do Então, Brilha!

Um raio de luz / Se abriu no clarão / Estrela da manhã / Me dê a mão
O sol te seduz / Feito um farol / Magia tropical / Do cigano amor
Pelas avenidas / Cantando pela vida / Esse é o nosso lema / Gente é pra brilhar
No embalo dessa onda / Axé que contagia / Gente é pra brilhar / Então brilha, brilha!
Ô ô ô, a a / Então brilha, brilha! / Ô ô ô, a a / Então brilha, brilha!
Vem pode chegar / Ê Ô / Pro quente do verão / Ê Ô / Esse é o nosso bloco / Então Brilha, brilha!!!
Vem pode chegar / Ê Ô / É o quente do verão / Ê Ô / Vem pro nosso bloco / Então Brilha, brilha!!!
Ô ô ô, a a / Então brilha, brilha! / Ô ô ô, a a / Então brilha, brilha!

Desfile do Então, Brilha! em 2024

Dia: 10 de fevereiro
Endereço: Rua Guaicurus, Centro (em frente ao Shopping Oiapoque)
Horário:
5h

Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro

Se o Beiço do Wando escolheu o brega como forma de fugir do axé e do samba no Carnaval de BH, porque não um bloco só de pagode? O Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro foi certeiro na escolha. Pelas ruas do Gutierrez, são dezenas de milhares de foliões todo ano, fora os encontros ao longo do ano.

O bloco já virou banda e tem mais de uma música própria lançada. O clássico “Eu Vou”, de autoria de Matheus Brant, narra um episódio de encontros e desencontros no Me Beija, num cenário das ladeiras do bairro e da marca de Catuaba, a bebida que já foi símbolo de um dos primeiros carnavais da cidade.

Com direito a clipe e num ritmo mais balada pop, a música também tem um trecho com uma pegada rap, com participação de Tamara Franklin, numa resposta à versão da paquera no Carnaval de BH.

Música do Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro está entre as melhores do Carnaval de BH (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

‘Eu Vou’

Lembro de você no bloco toda colorida / purpurina na esquina / quando a gente conversou
Era uma semana antes do Carnaval / ali no Gutierrez / sobe e desce na ladeira / o Sol queimando a nossa cor
Sua boca roxa / Catuaba bem gelada / batucada começava logo cedo / eu vi você sorrir pra mim
A onda de pagode já rolava / e a galera esquentava a bateria / tava tudo pronto pra sair
Eu vou, Eu vou / pro seu lado pelo bloco / eu sou o seu amor
Eu vou, Eu vou / no Me Beija pra te encontrar / pagodear
O seu beijo quente de repente me pegou / quase descrente nem lembrei que a gente tinha que pra frente caminhar

A multidão que vinha animada separou / você de mim eu te segui / só no olhar
Já quase lá na praça te pedi o celular / fazendo graça de pirraça você disse que não ia me falar
Escrevi na mão o sobrenome com batom / que você tanto demorou pra me emprestar
Refrão

Só te beijei porque eu adoro um pagodeiro / É, eu te beijei pois sei que cabe por inteiro / fácil, no meu espaço, não sou de aço, perdida nos seus braços / olhos fechados, sinto gosto dos seus lábios / agora se você vem / meu bem, eu vou demais / como se eu te conhecesse de outros carnavais / E se você marcar bobeira / vou te beijar mais / Eu vou dançando, provocando e te tirando a paz / Eu tô / tentando descobrir do que você é capaz / não sei se passo o celular ou se te enrolo mais / Eu te emprestei o meu batom / quero que tire o que tá na minha boca / Você me olha eu fico louca e a vontade não é pouca / na avenida com as amigas / Catuaba, alegria, fantasia e a magia de cair nessa folia / No meu bloco, com certeza, cantar no meio do povo, já te beijei uma vez, eu vou te beijar de novo

Desfile do Me Beija que Eu Sou Pagodeiro em 2024

Dia: 12 de fevereiro
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 3265, Barro Preto
Horário:
10h

Pena de Pavão de Krishna

Pintados de azul em homenagem ao hinduísmo, eles buscam levantar causas muitas vezes ignoradas pelo poder público ou, em coro, engrossar o protesto contra o que consideram desmandos. Mas isso de forma alguma os impede de pular o Carnaval de BH. O tom político se transforma em força e beleza.

O Pena de Pavão de Krishna desfila a cada ano por um canto da capital mineira ou até mesmo em cidades próximas, mas a relação com a cidade se dá ao longo do ano de ensaios, lutas e homenagens nas letras das composições que se transformam em hits do Carnaval. Abaixo aprenda a cantar ‘Aflorou’:

Aflorou

Aflorou, afoxé ritmo da nossa fé / é Belô, afoxé / todo mundo andando a pé
No Carnaval, te conheci / transcendental, te seguir
Amor em blocos, a dor da cor, da flor de lótus, do tambor
.”

Desfile da Pena de Pavão de Krishna em 2023

Dia: 11 de fevereiro
Endereço: Rua Professor Lair Remusat Rennó, 350, Mangabeiras
Horário:
8h

E, pra você, qual a melhor música do Carnaval de BH?

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!