Comércio, serviço e turismo demonstram otimismo com retorno do Carnaval de BH

carnaval bh
Comércio e turismo estão otimistas com o Carnaval BH de 2023 (Amanda Dias/BHAZ)

Os setores de comércio, serviço e turismo estão otimistas com o Carnaval BH 2023, segundo uma pesquisa divulgada hoje (31) pela CDL/BH (Câmera dos Dirigentes Logistas). Segundo o levantamento, 74,8% dos empresários e comerciantes estão confiantes de que a folia movimentará a economia e gerará boas vendas.

A capital mineira está nos preparativos para receber o Carnaval BH de 2023, após dois anos de pausa. A expectativa é de que cinco milhões de pessoas circulem por Belo Horizonte nos dias de festa. Tal movimentação provoca esperança de bons resultados nos setores de comércio, serviços e turismo.

A pesquisa da CDL/BH revelou que mais da metade dos entrevistados acreditam que a falta do Carnaval nos últimos anos impactou o faturamento dos negócios. Para 78% deles, as festas realizadas antes da pandemia foram bastante positivas, já 18% acreditam que a folia foi indiferente, e 3,9% têm uma percepção negativa.

Sobre as expectativas para o Carnaval deste ano, 21,3% dos entrevistados creem que a festa não fará diferença economicamente, e 3,9% acreditam que terá um saldo negativo.

Mais da metade espera boas vendas

O levantamento mostrou, ainda, que 54,1% dos comerciantes de BH esperam boas vendas no Carnaval, 34,4% estão indiferentes, e 11,5% acham que será negativo. No recorte dos que avaliam negativamente, 77,1% da avaliação negativa está ligada ao fato de que o estabelecimento não funcionará nos dias da festa.

Produtos mais vendidos

Sobre os produtos que serão mais vendidos, 29,7% dos entrevistados acreditam que as roupas irão liderar as vendas; 20,8% apostam nas bebidas alcóolicas; 20,5% em bebidas não alcóolicas; 11,7% em adereços; 8,5% em lanches; 6,7% em glitter e adesivos faciais; 6,4% em fantasias; 5,7% em confetes e serpentinas; e 5,3% em calçados.

Em relação ao tíquete médio, os comerciantes e prestadores de serviços acreditam que os foliões desembolsarão R$ 81,40 por produto. A expectativa é de que, em média, sejam adquiridos dois produtos, logo, o investimento deverá ser de R$ 162,80.

Já a rede hoteleira, considerando hotéis e hostels, a expectativa é de que a diária seja em média R$ 359,09. Espera-se que os foliões adquiram pelo menos quatro diárias, o que totaliza R$ 1.436,36. O setor hoteleiro acredita que haverá uma ocupação 63,6% maior comparado ao Carnaval de 2020.

O setor de bares e restaurantes espera que o gasto médio vai ser de R$ 57,55 por produto, com expectativa de que sejam consumidos dois produtos por pessoa. Logo, o investimento final de cada consumidor deverá ser de R$ 115,10.

Taxa de otimismo de cada setor

Confira os índices de otimismo de cada setor em relação ao faturamento do Carnaval 2023:

Bares e restaurantes

  • Positivo: 68,3%
  • Indiferente: 22%
  • Negativo: 9,8%

Comércio e Serviços

  • Positivo: 47,5%
  • Indiferente: 39,6%
  • Negativo: 12,9%

Hotelaria

  • Positivo: 100%
  • Indiferente: 0%
  • Negativo: 0%

‘Carnaval incentiva geração de empregos’

“O Carnaval é uma data extremamente importante para a cidade, a movimentação de turistas e dos próprios moradores estimula o comércio, os bares e os restaurantes. O período incentiva, direta e indiretamente, a geração de empregos em diversos setores da economia, mobilizando uma extensa cadeia de áreas”, declara o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza.

Forma de pagamento dos foliões

Dos entrevistados, 47,2% acreditam que os consumidores deverão optar pelo pagamento à vista no cartão de crédito, e 23% acham que o os foliões irão parcelar. Já 15,1% dos comerciantes esperam receber pagamento pelo PIX, 13,8% em cartão de débito, 0,7% em dinheiro e 0,3% em boletos.

Sobre promoções para o período de Carnaval, 76% dos entrevistados disseram que não vão preparar ações com descontos. Do outro lado, 24% vão programar condições para a folia. A respeito de contratação de mão de obra, 5% dos entrevistados dizem que devem providenciar colaboradores extras.

Funcionamento do comércio

De acordo com a CDL/BH, o comércio varejista está autorizado a funcionar no Carnaval em Belo Horizonte. Contudo, conforme a Convenção de Trabalho da Categoria, a mão de obra dos empregados não poderá ser utilizada. Com isso, o levantamento revela que 51,9% dos comerciantes não irão abrir todos os dias da folia.

A pesquisa deu um panorama do funcionamento do comércio durante o Carnaval, até o momento:

  • Sábado (18/02): 13,6% – não vai funcionar 
  • Domingo (19/02): 78,9% – não vai funcionar
  • Segunda-feira (20/02): 76,9% – não vai funcionar
  • Terça-feira (21/02): 91,2% – não vai funcionar
  • Quarta-feira: 17,7% – não vai funcionar

Ainda, o levantamento mostrou quais fatores os comerciantes acreditam que possam prejudicar a economia no período da folia. Os principais problemas podem ser redução do poder de compra (35,1), infraestrutura da cidade (27,2%), chuva e clima (22,3%), nenhuma dificuldade (17,7%).

Metodologia do levantamento

Para realizar a pesquisa, a CDL/BH ouviu 305 empresários e comerciantes dos setores de comércio, serviços e hotelaria de BH, entre os dias 5 a 19 de janeiro. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 5,6%.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!