Carnaval BH 2023

então brilha carnaval
Então, Brilha! abre o Carnaval de BH na madrugada de sábado (Moisés Teodoro/BHAZ)

Tá com saudade de pular Carnaval, meu filho? Pois então prepare-se para saber tudo de uma das melhores festas de rua do Brasil. A folia em Belo Horizonte entrou no hall das maiores e melhores do país. E, após um hiato de dois anos sem evento por causa da pandemia, o Carnaval BH em 2023 promete ser o mais animado da história.

Detalhe: o megaevento não se resume somente aos dias oficiais da folia lá em fevereiro. Tem também ensaios pré-Carnaval, festas pagas, baladas e até programação para quem quer fugir da bagunça.

Para te ajudar a escolher as melhores opções, o BHAZ preparou um guia completo sobre tudo o que envolve a folia na capital mineira. Os bloquinhos imperdíveis, os melhores shows, onde comprar adereços, como trabalhar na folia, dicas de segurança, o funcionamento da cidade e muito mais. Bora lá?

O Carnaval de BH é um dos maiores do Brasil (Moisés Teodoro/BHAZ)

Beabá do Carnaval BH 2023

Você pode até não se lembrar, mas, até 2008, o belo-horizontino que quisesse sair pelado na praça 7 em dia de Carnaval não seria nem notado. Após anos de paradeiro, a folia em Belo Horizonte retornou em 2009, e ainda assim de forma tímida. O boom da festa na cidade se deu mesmo só em 2013, com dezenas de blocos se encontrando no Santa Tereza e no centro da cidade.

Mas, veio a pandemia, e uma pausa forçada na folia por dois anos. Em 2023, teremos a 13ª edição do Carnaval de BH.

Quando começa o Carnaval BH em 2023?

Em 2023, o Carnaval cairá na segunda quinzena de fevereiro. A folia está marcada para o intervalo de 18 a 21 de fevereiro, mas, em BH, é possível aproveitar os festejos bem antes da data oficial.

No pré-Carnaval oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, de 4 a 17 de janeiro, são mais de 100 blocos animando a cidade.

Além dos ensaios e blocos pré-Carnaval, em BH a folia tem início na quarta-feira, dia 15. É quando o Chama o Síndico volta a desfilar pelas ruas do Centro, às 16h30, após um ano na Pampulha.

Na noite de sexta, é a vez do Sexta Ninguém Sabe, às 17h, no bairro Santo Agostinho. E aí o Carnaval de BH 2023 só se encerra no outro domingo, dia 26.

Mas a folia oficial acontece entre a manhã de sábado, com o Então, Brilha e a tarde de quarta-feira, com o Manjericão. Entre eles são mais de 450 blocos cadastrados para desfilar no Carnaval de BH, fora mais de uma dezena que não se registra na Belotur.

Manjericão encerra o Carnaval de BH na Quarta-feira de Cinzas
Bloco do Manjericão encerra a folia belo-horizontina na quarta-feira de Cinzas (Moisés Teodoro/BHAZ)

Previsão do tempo para o Carnaval BH 2023

Após dois anos sem a festa, o Carnaval BH em 2023 será de muito sol. Os modelos meteorológicos apontam que fevereiro será um mês sem chuva e com temperaturas acima da média, afirma o meteorologista Ruibran dos Reis. Segundo ele, de novembro a janeiro, a previsão é de bastante chuva em Belo Horizonte, mas haverá uma trégua em fevereiro, permitindo que os foliões aproveitem a festa e em março volta a chover bastante na cidade.

A média diária de chuva em fevereiro de 2015 a 2022 varia de 5 a 17 milímetros. Além disso, a série histórica mostra que no mesmo período os dias sem chuva ou com volume de até 5 milímetros em fevereiro variaram de 13 a 23 dias.

Bloquinhos

Opção de bloquinhos pelas ruas de BH é o que não vai faltar. De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), 479 blocos se cadastraram para promover 523 desfiles. São 129 a mais que na última edição do Carnaval de BH, antes da pandemia. A previsão é que 5 milhões de foliões participem dos dias de festa na cidade.

Bloquinhos pré-Carnaval

Para os ansiosos de plantão, podem ficar tranquilos, pois a folia começa antes mesmo dos dias oficiais de Carnaval. Alguns blocos já organizam o famoso pré-Carnaval, com desfiles e festas por BH em janeiro e na primeira quinzena de fevereiro de 2023. Cuidado só pra não queimar a largada!

Selecionamos algumas festas pra você curtir:

São muitos blocos espalhados por Belo Horizonte, para todos os gostos, mas sempre bem animados. Por isso, separamos aqui os melhores cortejos, aqueles imperdíveis para os foliões.

  • @bsurda: Festa popular no meio LGBT+, o bloco da @bsurda acontece em 12 de fevereiro. A concentração é às 14h, com saída às 15h e dispersão às 20h. A concentração é debaixo do Viaduto Santa Tereza, e o desfile começa na rua Carijós, sobe a rua da Bahia, entra na avenida Afonso Pena e encerra em frente à prefeitura. O repertório é de música pop nacional e internacional
  • Jângalove 2023: Evento de pré-Carnaval em BH terá Pabllo Vittar, Chama o Síndico, Então, Brilha!, Truck do Desejo e outras atrações para o esquenta da folia. Acontece nos dias 10 e 12 de fevereiro, na Serraria Souza Pinto, no Floresta. Os ingressos custam a partir de R$ 50, e podem ser adquiridos pelo Sympla
  • Bloco da 23: São 8 horas de festa bem no estilo bloquinho de Carnaval, para preparar a galera para a folia. Acontece no dia 4 de fevereiro, na rua Elias Moysés, 285, bairro Copacabana. Os ingressos custam a partir de R$ 140 e podem ser comprados pelo Sympla
  • Mama na Vaca: O bloco mais antigo que o boom do Carnaval de BH desfila pelas ruas do bairro Santo Antônio, dia 5 de fevereiro, a partir de 9h. A concentração é na Praça Cairo. O cortejo passeia pelas ladeiras do bairro e finaliza numa cerimônia em homenagem à vaquinha da rua Leopoldina.

Programação dos principais blocos do Carnaval BH 2023

A prefeitura recebeu cadastro de mais de 450 blocos que vão desfilar pelo Carnaval de BH 2023. Abaixo selecionamos alguns dos principais blocos da folia na capital mineira. É conferir os dias e horários e botar o bloco na rua!

  • Chama O Síndico: Quarta-feira antes do Carnaval. Concentração às 16h30, na Avenida Afonso pena, 1377, Centro, em frente ao Parque Municipal.
  • Então, Brilha!: Sábado. Concentração às 5h, na rua Curitiba, 8, próximo à avenida dos Andradas.
  • Volta Belchior: Sábado. Cortejo às 13h, na Avenida dos Andradas, 3.700, bairro Pompeia.
  • Bloco Faraó: Sábado. Cortejo às 16h, na avenida Afonso Pena, 1377, Centro.
  • Pena de Pavão de Krishna (PPK): Domingo. Cortejo às 8h, na rua Professor Lair Ramusat Renno, 350, bairro Mangabeiras
  • Beiço do Wando: Domingo. Concentração às 8h, no cruzamento entre as avenidas Timbiras, número 725, e Brasil, em direção ao Colégio Arnaldo, no bairro Funcionários.
  • Abalô-caxi: Domingo. Cortejo às 7h, na avenida Assis Chateaubriand, 74, bairro Floresta.
  • Angola Janga: Domingo. Concentração às 12h, na rua da Bahia, 112, em frente a Praça da Estação, no Centro.
  • Samba Queixinho: Domingo. Concentração às 14h, na rua Alvarenga Peixoto, 1633, no Barro Preto.
  • Baianas Ozadas: Segunda-feira. Concentração em frente a Igreja São José, na rua dos Tupis, e cortejo às 9h na rua Espírito Santo, 639, no Centro.
  • Havayanas Usadas: Segunda-feira. Cortejo às 10h, na Avenida dos Andradas, 3700, Pompeia.
  • Garotas Solteiras: Segunda-feira. Cortejo às 13h, na rua dos Timbiras, 725, bairro Funcionários.
  • Funk You: Terça-feira. Concentração às 9h, na avenida Afonso Pena, 861, em frente à Igreja São José, no Centro.
  • Juventude Bronzeada: Terça-feira. Cortejo às 9h, na avenida Assis Chateaubriand, 143, no Floresta.

Melhores blocos do Carnaval BH em 2023

Numa festa com mais de 400 opções de blocos, é tarefa árdua definir qual o melhor bloco do Carnaval de BH 2023. Um dos quesitos a serem considerados, sem dúvida, é a lotação do bloco. O Baianas Ozadas, nesse sentido, é o destaque com suas centenas de milhares de foliões a cada ano, mas não para por aí.

Abaixo listamos um bloco por dia de folia! Mas, se quiser conhecer a lista completa dos melhores blocos do Carnaval de BH, clica aqui e vem pra folia com o BHAZ.

Então, Brilha!

Não tem como começar o Carnaval de Belo Horizonte sem passar pelo Então, Brilha! O megabloco é um dos principais da cidade, que reúne cerca de 500 mil foliões. Ficou conhecido por “abrir” a folia na cidade, no sábado bem cedinho, com o primeiro raio de Sol. A concentração é às 5h, na avenida dos Andradas, próximo ao Shopping Oiapoque.

Como o próprio nome já diz, o bloco é bem colorido, com predomínio do rosa e amarelo vibrantes, muita purpurina e um repertório repleto de clássicos do axé e outros ritmos. Mais de 100 pessoas integram a bateria, e o bloco ainda tem dois vocalistas, quatro percussionistas no trio e 30 dançarinos.

Então, Brilha dá largada no Carnaval de BH na manhã de sábado
Desfile do megabloco no Carnaval de 2019 (Amanda Dias/BHAZ)

Abalô-caxi

O Abalô-caxi é um coletivo de experimentação e bloco de Carnaval tropicalista LGBTQIAP+. Saindo da avenida Assis Chateaubriand, o cortejo deve reunir cerca de 60 mil pessoas em 2023. Tradicionalmente, o desfile acontece sempre nas manhãs de domingo de Carnaval, com concentração às 7h.

No repertório, o bloco passa pela Tropicália e pela MPB. A bateria segue o cortejo pelo asfalto, com cerca de 200 instrumentistas. O trio elétrico é de menor porte, com um carro de delay vindo atrás. São cerca de 4 horas de folia.

Baianas Ozadas

Um dos mais tradicionais e maiores de BH, o Baianas Ozadas começou a desfilar em 2013. O cortejo reúne sempre centenas de milhares de pessoas na Afonso Pena, na segunda-feira de Carnaval. A abertura do desfile começa com a lavagem da escadaria da Igreja São José, em alusão ao mesmo ato na Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador (BA). A concentração é por ali mesmo, às 9h, com saída às 10h.

O repertório é repleto de músicas que remetem ao Carnaval baiano, com o axé music como carro-chefe da festança. Em cima do trio gigante, 10 músicos tocam afinados com os cantores Geo Ozado, Dedê Mendes e Liza Faria.

E não para por aí: conhecida como Ozada, a bateria conta com 100 integrantes e uma ala de dança com 100 pessoas.

Baianas Ozadas é o maior bloco do Carnaval de BH
Baianas Ozadas desfilam para multidão em 2019 (Amanda Dias/BHAZ)

Juventude Bronzeada

Muito politizado, o bloco Juventude Bronzeada surgiu no Carnaval de 2014, com a “redescoberta” da folia na capital mineira. O cortejo percorre a avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, região Leste de BH, na manhã de terça-feira de Carnaval.

As músicas tocadas passam pelo axé, clássicos da MPB, marchinhas e outras canções típicas de Carnaval. O bloco ainda tem um projeto de musicalização em massa. Todos os anos, eles abrem as inscrições para a bateria.

Juventude Bronzeada arrasta multidão pelas ruas de BH no Carnaval
Juventude Bronzeada encanta as ruas do Floresta durante o Carnaval (Amanda Dias/BHAZ)

Blocos para ir com as crianças

Dá pra levar a criançada para a folia? Mas é claro que sim. O Carnaval de BH também tem opções para os filhos dos foliões. Blocos menores, com músicas e horários adequados levam alegria para os pequenos e os pais. Abaixo, separamos bloquinhos bem divertidos e acessíveis.

Bloquim duBem

Em 2014, como uma alternativa para as crianças se divertirem nessa época de folia, surge o Bloquim duBem. Acontece no domingo de Carnaval, das 10h às 17h, no Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni no Cidade Nova, região Nordeste de BH.

O parque conta com um espaço de 14 mil metros quadrados, e cerca de 4 mil foliões passam pelo evento todos os anos. É ótimo para quem deseja curtir a folia com a família. O local tem contação de histórias, apresentações circenses e brincadeiras. Além disso, food-trucks dão conta do recado na hora da alimentação.

O repertório conta com marchinhas tradicionais do Carnaval. O cortejo tem um percurso pequeno, no entorno do parque, para que as crianças possam participar. Cerca de 30 instrumentistas acompanham e animam os foliões.

Crianças durante brincadeira no bloco (Divulgação/Bloquim duBem)

Bloco dos Super-Heróis

Esse bloco é para as crianças – e adultos – que gostam de personagens de super-heróis de filmes do cinema. O bloco dos Super-Heróis é uma boa pedida para curtir com a família no sábado de Carnaval, na rua Araguari, esquina com Rodrigues Caldas, perto da antiga Feira de Produtores. A concentração é às 12h e dispersão às 17h.

O primeiro cortejo foi em 2016, para cerca de 2 mil foliões. O repertório é variado, com muitas marchinhas de Carnaval, axé, funks atuais famosos (com linguagem apropriada) e outros ritmos populares.

O bloco não tem banda, a música é mecânica, em caixas de som levadas pela produção. A dica é ir fantasiado do seu super-herói – ou vilão – favorito.

Personagens das telonas se reúnem no Bloco dos Super-heróis (Amanda Papatella/Arquivo pessoal)

Todo Mundo Cabe No Mundo

A bandeira desse bloco é a inclusão, para mostrar que, de fato, Todo Mundo Cabe No Mundo. O primeiro cortejo aconteceu em 2016, sempre nos domingos de Carnaval. A concentração é às 9h ba rua Piauí, 631, no Santa Efigênia, com dispersão às 13h.

Os organizadores descrevem o bloco como “intenso e emocionante”. No público, adolescentes com síndrome de Down, cadeirantes de diversas idades, idosos e crianças. Sem cordas, é um bloco democráticos, realmente para todos.

As canções tocadas no bloco passam por estilos diversos, como samba, MPB, axé e reggae. Ah, e são só músicas nacionais! O coro é puxado por três cantoras que são acompanhadas por uma bateria de base, com sete pessoas.

Cortejo do Todo Mundo Cabe no Mundo em 2018 (Reprodução/@todomundocabenomundo/Instagram)

Blocos temáticos

Alguns blocos de Belo Horizonte possuem alguma temática, como Egito antigo, hinduísmo ou mesmo sagas de filmes famosos do cinema mundial ou até rock’n’roll. Para ir a esses blocos, os organizadores orientam os foliões a participarem a caráter. Com isso, o BHAZ separou alguns dos mais legais para ir fantasiado.

Bloco Faraó

Que tal dar um passeio pelo Egito antigo? O Bloco Faraó fez seu primeiro cortejo em 2019, e já nasceu gigante, levando mais de 200 mil foliões pela avenida Amazonas. O desfile conta com fantasias da cultura egípcia, com os seus 500 integrantes ornamentados com belos figurinos.

O repertório é recheado com os principais sucessos do axé, além de outros estilos variados e sucessos da atualidade. E, claro, a música Faraó, de Margareth Menezes. O bloco sai no sábado de Carnaval, às 16.

A concentração é na avenida Afonso Pena, 1377, com o bloco descendo sentido Praça Sete, no Centro.

Cortejo do Bloco Faraó em 2020 (Amanda Dias/BHAZ)

Unidos da Estrela da Morte

É hora de colocar a fantasia do seu personagem favorito do cinema! O Unidos da Estrela da Morte é um bloco nerd, que traz a magia das telonas para o Carnaval de BH. O tema principal é a saga Star Wars, mas diversos outros filmes e personagens aparecem no cortejo, que aconteceu pela primeira vez em 2016.

O repertório tem músicas da saga principal e de outros filmes e séries. O desfile acontece em dois dias, no sábado e na segunda de Carnaval, no Floresta, região Leste de BH. A concentração é na rua José Pedro Drumond esquina com Marechal Deodoro, às 12h, com dispersão às 17h.

Unidos da Estrela da Morte é um bloco nerd no Carnaval de BH
Fantasias fazem a alegria das crianças durante a folia (Arquivo pessoal/Daniela Santos)

Pena de Pavão de Krishna

Com integrantes pintados de azul e adereços que remetem ao hinduísmo, o Pena de Pavão de Krishna é definitivamente um dos blocos mais bonitos da capital mineira. Todos os anos, entre 5 e 10 mil pessoas participam do cortejo, que percorre as ruas de BH desde 2013. No repertório tem afoxé, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros.

Antes do bloco sair, os foliões participam de um piquenique e fazem as pinturas no local mesmo. A concentração é sempre no domingo de Carnaval, às 8h. Todo ano o cortejo sai de um lugar diferente, e para 2023, será na rua Professor Lair Ramussat Renno, Mangabeiras. O PPK já passou pelo Barreiro, Praça da Liberdade e até a cidade de Caeté, na Grande BH. Muito politizado, o bloco defende as pautas ambientais.

PPK colore de azul o Carnaval de BH
Integrantes do PPK dão beijo durante cortejo de 2019 (Amanda Dias/BHAZ)

Carnaval pelos bairros de BH

O Carnaval de Belo Horizonte acontece nas nove regionais da cidade, porém a região Centro-Sul concentra quase a metade dos blocos. Dos 479 blocos inscritos na Belotur para desfilar em 2023, 200 se cadastraram para desfilar na regional.

A região Leste da cidade também concentra importantes blocos, principalmente nos bairros Floresta e Santa Tereza e na avenida dos Andradas. Na Pampulha, o bairro São José é outro que pode ser colocado entre os campeões da folia.

O Carnaval na região Centro-Sul de BH

Dois a cada cinco blocos cadastrados na Belotur para desfilar no Carnaval de BH 2023 estão previstos para desfilar na região Centro-Sul da cidade. Dos gigantes Então, Brilha e Baianas Ozadas até blocos menores, são diversas opções para quem quer reunir os amigos e aproveitar a folia.

A programação também inclui desfiles de escolas de samba, de tradicionais blocos caricatos, e festas privadas.

“Tem os blocos que sempre saem nessa regional, como o Angola Janga, Quando Come se Lambuza, Funk You e Faraó“, afirma Marah Costa, diretora de Eventos da Belotur. “Durante o período oficial do Carnaval, a gente tem o palco da Praça da Estação, que também já se consolidou nas atividades do Carnaval”.

Um detalhe importante: o Carnaval na região tem um perfil diurno, com desfiles dando a largada bem cedo e encerramento ao anoitecer, por volta de 19h, dando tempo para o folião voltar pra casa, descansar e retornar no dia seguinte.

De acordo com a representante da Belotur, os locais da região Centro-Sul que mais recebem os blocos de rua são as avenidas Afonso Pena e Amazonas e a região da Praça da Estação, além da rua Sapucaí, que fica no limite entre das regionais Centro-Sul e Leste.

Por causa disso, esses também são os pontos onde se concentram mais foliões, além da Praça Sete, avenida Brasil e da Praça Tiradentes.

Outras atrações no Carnaval da região

O período oficial do Carnaval de 2023 em toda a cidade de Belo Horizonte irá de 4 a 26 de fevereiro. Na região Centro-Sul, a movimentação já começa no início do período festivo. “Tem outros eventos que não são da prefeitura, mas que são históricos em BH, como o show da Banda Mole, na avenida Afonso Pena”.

Em relação às outras atrações do Carnaval na região Centro-Sul, os blocos caricatos e as escolas de samba desfilam na avenida Afonso Pena, na segunda e terça-feira de Carnaval.

Como é o Carnaval nos principais bairros de BH

Embora a região Centro-Sul concentre a maior parte dos blocos de Carnaval, bairros de ouras regiões de BH, como Santa Tereza, Floresta, São José, São Luiz, Ouro Preto e Planalto recebem a folia de rua. Logo, as regionais Leste e Pampulha também são consolidadas como importantes pontos de folia da capital mineira.

A ocupação das ruas nessas regiões costuma ser mais intensa no período do feriado de Carnaval, do sábado até a terça-feira.

Principais pontos de folia nas outras regiões

“Nos últimos anos a gente vem tendo uma grande ocupação do entorno do Mineirão, pela questão de ter avenidas largas que permitem o trânsito do trio elétrico”, explica a diretora de eventos da Belutor.

Já na regional Leste, os principais bairros de BH que recebem o Carnaval de rua são Santa Tereza e Floresta. No Santa Tereza, blocos mais tradicionais desfilam o dia todo, e são ideais para crianças e idosos, pois são mais tranquilos em relação à multidão.

No Floresta, a rua Sapucaí e a avenida Assis Chateaubriand são as que mais oferecem as atrações gratuitas do Carnaval. Blocos famosos como Lindo Bloco do Amor e Juventude Bronzeada desfilam na região, na sexta-feira à noite e na terça-feira de manhã, respectivamente.

Festas pagas no Carnaval BH 2023

A folia na capital mineira é majoritariamente diurna. A maioria dos blocos da cidade encerram seus cortejos no fim da tarde/início da noite. Contudo, quem ainda tiver pique para curtir um pouco mais, Belo Horizonte terá shows de diversos artistas bem conhecidos na parte da noite.

We Love Carnaval

Pela primeira vez em BH durante o Carnaval, Ivete Sangalo é a atração mais aguardada do evento que acontece no Expominas. Além da baiana, Jorge e Mateus, Luísa Sonza, Alok e muitos outros artistas consagrados agitam o We Love Carnaval de 18 a 21 de fevereiro. Os ingressos custam a partir de R$ 180 e podem ser adquiridos pelo Sympla.

Programação completa:

18/02 – Sábado: Hugo e Guilherme; Matheus e Kauan; Bárbara Labres; Tuca Fernandes
19/02 – Domingo: Ivete Sangalo; Tomate; Breno Rocha; Pacato Cidadão
20/02 – Segunda: Jorge & Mateus; KVSH; Gustavo Mioto; Mané Galinha 
21/03 – Terça: Alok; Luisa Sonza; Zé Felipe; Juventude Bronzeada

Carnaval do BEM

Esse é para quem gosta de música eletrônica! No domingo de Carnaval, dia 19 de fevereiro, o gramado do Mineirão recebe atrações nacionais e internacionais que destoam das festas tradicionais da folia. Vintage Culture (Brasil), James Hype (Reino Unidos), John Summit (Estados Unidos), Sofi Tukker (Estados Unidos), Mochakk (Brasil), Bruno Be (Brasil) e muitos outros artistas agitam a festa. Os ingressos custam a partir de R$ 150 e podem ser adquiridos por aqui.

Festival daFlor

No sábado de Carnaval, dia 18 de fevereiro, a Serraria Souza Pinto prepara uma grande festa com shows de Samuel Rosa e Nando Reis. Além dos dois gigante da música, o local também recebe o Baile do Maguá, Banda Pipa, Marina Araújo e DJ Araújo em 10 horas de festa, das 14h às 0h. Os ingressos saem a partir de R$ 80, e podem ser comprados por aqui.

O que fazer à noite no Carnaval BH em 2023?

Será que tem bloco pra cair na folia noite adentro? E as festas, quais são as mais badaladas da cidade? Para quem “só” quer comer e beber, onde vale a pena visitar? Confira algumas indicações de rolês noturnos no Carnaval de BH em 2023.

Blocos noturnos

Pensou que os blocos só saem durante o dia,? Então você se enganou. Em algumas ruas da cidade, quando a noite começa a cair, a festa está só começando. Confira algumas opções de cortejos noturnos em BH:

Mientras Dura

O Bloco Mientras Dura representa o cortejo carnavalesco do projeto independente de mesmo nome, que foi iniciado em BH no ano de 2015. A frase em espanhol significa “Enquanto dura”.

O bloco do projeto, por sua vez, ocorre desde 2019 no Carnaval da capital mineira. Com foco no público LGBTQI+, a festa toca música eletrônica e oferece apresentações que fazem uma mescla de diversos ritmos, intervenções e performances artísticas.

O projeto informou ao BHAZ que em 2023, o bloco acontecer na terça de carnaval, dia 21 de fevereiro, entre 16h e 22h, na rua Penha, bairro Esplanada. O trajeto será divulgados próximo ao evento, por meio das redes sociais da festa e da programação oficial da Prefeitura de BH. Enquanto isso, já anota a data e o horário da festa:

  • Dia: 21 de fevereiro – terça de Carnaval
  • Horário: 16h às 22h
  • Onde: rua Penha, 150, Esplanada
Mientras Dura é uma opção para as noites do Carnaval de BH
Bloco sai em BH desde 2019 (Danilo Silva/Mientras Dura/Divulgação)

Praça da Savassi

A Praça da Savassi é um dos “points noturnos” do Carnaval de BH. É claro que a folia também acontece no local durante o dia, mas é pra lá que muitos foliões “inimigos do fim” se dirigem quando o Sol se vai.

Por ser um ponto central e muito conhecido na região, o local é bastante movimentado em várias horas do dia. Atualmente, o entorno da praça abriga diversos restaurantes que servem comidas mais “rápidas”, como McDonald’s, The Waffle King, Croasonho e Estação Savassi.

  • Onde: A praça fica localizada no ponto de encontro entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, e as ruas Pernambuco e Antônio de Albuquerque
Praça da Savassi é sempre um ponto de encontro do Carnaval de BH
Praça da Savassi também costuma ser ponto de encontro dos foliões durante a noite (Amanda Dias/BHAZ)

Além disso, outra alternativa para quem quer curtir o Carnaval de BH 2023 à noite são as festas fechadas (veja acima). Tem shows com Ivete Sangalo, Tuca Fernandes, Tomate, Alok, Nando Reis, Samuel Rosa e os principais blocos da folia de Belo Horizonte.

Como fugir do Carnaval BH em 2023?

Enquanto o Carnaval de BH 2023 promete acontecer a todo o vapor, muita gente pode optar por outras formas de diversão durante o feriado. E aí surge a questão: como fugir do Carnaval de BH?

Confira dicas de cidades próximas a Belo Horizonte para dar um aproveitar o feriado mais calmamente.

Belo Vale

Integrante do circuito turístico Veredas do Paraopeba, Belo Vale tem fazendas, um museu, igrejas e cachoeiras como principais atrações. A Fazenda Boa Esperança tem pinturas do século XVIII feitas pelo pintor Mestre Ataíde. A cidade também abriga o Museu do Escravo, único museu do tema em todo o Brasil.

A cidade tem as seguintes cachoeiras: Cachoeira da Serra, Cachoeira da Boa Esperança, Cachoeira da Usina, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Zé Pinto, Cachoeira do Geraldão e Cachoeira das Lages. O município é ideal para fazer bate volta ou se hospedar em uma das pousadas.

Região: Central de Minas Gerais
Quantos km de BH? 73,1 km via BR-040

Serra da Moeda

Outro destino próximo a Belo Horizonte, a Serra da Moeda também é propícia para fazer bate volta e se hospedar em pousadas. O local é ideal para voar de parapente ou asadelta e desfrutar da vista das montanhas de Minas.

A Serra da Moeda também atrai os aventureiros que gostam de fazer trilhas ecológicas, além de outras opções de diversão, como cavalgadas e passeios de balão. As montanhas da serra se estendem entre os municípios de Moeda, Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto.

Região: metropolitana de Belo Horizonte
Quantos km de BH? 51,2 km via BR-356

Serra do Cipó

O distrito da Serra do Cipó é famoso em Minas pela diversidade de cachoeiras e opções de trilhas para aqueles que procuram por passeios naturais. A Lapinha da Serra é um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza, pois abriga o segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1.686 metros de altitude.

Para aproveitar a noite, o distrito tem opções de bares e restaurantes agradáveis. Aqueles que buscam por tranquilidade podem desfrutar de pousadas silenciosas em meio à natureza, com SPAs, café da manhã, almoço, wifi grátis e outros atrativos, a depender da escolha do visitante.

Região: Central
Quantos km de BH? 98,1 km via MG-010

Cachoeira ‘Véu da Noiva’ na Serra do Cipó (Andreza Miranda/BHAZ)

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é uma ótima opção para aqueles que podem gastar um pouco mais de combustível. Localizado no Sul de Minas Gerais, o município reúne muitas grutas, cachoeiras, casas e ruas de pedra, além do seu principal destaque, o pôr do sol na Casa da Pirâmide.

A cidade tem o clima mais ameno, perfeito para fugir do calor de Belo Horizonte durante o período de Carnaval. Os turistas podem aproveitar para ficar alguns dias na cidade e fazer os passeios com a Transpororoca, cujos roteiros fazem um tour pelo local, incluindo almoço e visita à cachoeiras.

Região: Sul
Quantos km de BH? 306 km via BR-381 (dá para aproveitar a estrada duplicada)

Macacos

Macacos oferece aos turistas eventos, pousadas e ótimas opções de restaurantes. O vilarejo tem em seus arredores montanhas e cachoeiras, ideal para passeios entre casais, esportistas, famílias e grupos de amigos. A cidade também tem a emblemática igreja de São Sebastião, construída em 1718.

Pela proximidade de Belo Horizonte, os visitantes conseguem ir e voltar no mesmo dia.

Vai uma dica: aproveite para tomar uma cerveja gelada com os amigos no Bar do Marcinho. Mas, se beber, não dirija!

Região: metropolitana de Belo Horizone
Quantos km de BH? 24,7 km via BR-356 e estrada São Sebastião das Águas Claras

Como curtir o Carnaval BH 2023 sem ir aos bloquinhos e gastando pouco

Decidiu ficar na cidade mas está com a grana curta e ainda quer fugir da folia do Carnaval de BH 2023? Aqui vai uma lista de opções de como curtir o Carnaval sem ir aos bloquinhos e gastando pouco.

Praça do Papa

A Praça Governador Israel Pinheiro, conhecida popularmente como Praça do Papa, é uma ótima opção para se refugiar em Belo Horizonte fora do Carnaval, e melhor: gastando pouco. Localizada no bairro Mangabeiras, o local é um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte.

O espaço é ideal para fazer piqueniques, tirar fotos, observar a paisagem, levar os pets para passear ou se encontrar com a pessoa amada.

Além disso, os visitantes podem aproveitar e visitar a rua do Amendoim, que fica próxima à praça, e entender os efeitos físicos que fazem o carro desligado se movimentar.

Endereço: avenida Agulhas Negras, s/n, Mangabeiras

Paredão da Serra do Curral

Ainda no bairro Mangabeiras, é possível andar apenas mais alguns metros e entrar no Parque da Serra do Curral. Após subir as trilhas de fácil acesso do paredão, os visitantes se deparam com uma vista panorâmica da cidade de Belo Horizonte. Lá de cima não deixe de tentar visualizar o máximo de cartões-postais da capital mineira. Dá pra ver o Mineirão e alguns dos principais prédios do Centro de BH.

O local é ideal para entrar em contato com a natureza, praticar atividades físicas e desfrutar do belo mirante. O parque é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Endereço: avenida José do Patrocínio Pontes, 1951, Mangabeiras

Lagoa da Pampulha

Fazer um passeio pelo entorno da lagoa da Pampulha também é opção de como curtir o Carnaval sem ir aos bloquinhos e gastando pouco. Parte do Patrimônio Cultural da Humanidade, a orla da lagoa oferece espaços para caminhada, ciclovia, praça e acesso à Igreja de São Francisco de Assis.

Os visitantes podem fazer piqueniques na praça, se deliciar com o clima arborizado das árvores e da lagoa e comer em uma das barraquinhas nos arredores do local.

Endereço: avenida Otacílio Negrão de Lima, s/n, São Luiz

Mercado Central

O Mercado Central de BH é um dos principais pontos turísticos da capital mineira. Um espaço que abriga o melhor da culinária, crenças, tradições e aromas da cultura do estado. A visita ao local vale à pena por si só, para conhecer o primeiro mercado que abasteceu Belo Horizonte.

Quem estiver a fim de comer e beber gastando pouco, vale uma cerveja acompanhada de fígado com jiló no Bar da Lora, saborear um quitute no Ponto da Empada ou comprar um queijo do Serro ou da Canastra. Tem ainda bacalhau, pimenta, artesanato, frutas das mais variadas, chás e muito mais.

Endereço: avenida Augusto de Lima, 744, Centro

Mercado Central de Belo Horizonte (Amanda Dias/BHAZ)

Mercado Novo

O Mercado Novo de BH é um dos pontos queridinhos da capital mineira. O espaço mantém a arquitetura dos anos 1960, com os famosos tijolinhos de cobogós. São vazados, normalmente feitos de barro ou cimento, que completam as paredes ou muros, possibilitando ventilação e luminosidade.

Quem vai até o Mercado Novo pode viver a experiência de um local descolado, em uma sexta-feira ou sábado à noite, nos diversos bares no segundo ou terceiro andar. Durante todo o dia, lojas de artesanato, misticismo, roupas, serviços, restaurantes, gráficas, dentre outros, dão o tom do lugar.

Endereço: rua Rio Grande do Sul, 499, Centro

Museu Casa Kubitschek

O Museu Casa Kubitschek faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, sendo a residência onde o então prefeito Juscelino Kubitschek morou (1940-1945). A casa foi projetada por Oscar Niemeyer e é um marco da arquitetura dos anos 1940.

O jardim de aproximadamente 3 mil metros quadrados foi planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Lá, os visitantes podem entrar em contato com a natureza e o campo da arquitetura e do paisagismo. A história do jeito de morar na Pampulha também é retratada através do museu.

Endereço: avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes

Preparação para o Carnaval BH 2023

Um bom folião já se antecipa para se preparar da melhor forma possível para o Carnaval. Belo Horizonte tem diversas lojas para encontrar a fantasia e adereços ideais para a folia. Para te ajudar, o BHAZ separou algumas dicas de lugares para fazer suas compras e também ideias de fantasias para se inspirar para o Carnaval de BH 2023. Então, confira e escolha a melhor alternativa para o seu bolso:

Lojas para fantasias e adereços

  • Casa Carnaval: A loja é especializada em fantasias e adereços para a folia de fevereiro. Por lá, você encontra máscaras, óculos, chapéus, fantasias temáticas, confete, purpurina e muito mais. O estabelecimento fica na rua dos Goitacazes, 753 – Centro. As compras também podem ser feitas por WhatsApp.
  • Fantasias BH: O local também é especializado em fantasias, não só para o Carnaval, mas datas diversas. São fantasias completas, para diversos tamanhos e idades. Tem roupa da Patrulha Canina, do filme It A Coisa, Coringa, super-heróis, dentre outros. A loja fica na rua Cordislândia, 64 – Santa Inês. Os pedidos podem ser feitos via WhatsApp.
  • Trelelê Fantasias: A loja comercializa trajes de festas de personagens de desenho animado e de super-heróis, com opções de mascotes. O local fica na rua Castigliano, 835 – Padre Eustáquio. O telefone para contato é (31) 3412-1279.
  • Era Uma Vez – Aluguel de Fantasias: A loja é especializada em roupas de super-heróis e de gibi, além de opções de época e acessórios nas linhas adulto e infantil. O local fica na avenida Guarapari, 637 – Santa Amélia. O telefone para contato é (31) 3443-5741.
  • Fantasias Vó Ditinha: O estabelecimento trabalha com aluguel de fantasias para festas e eventos, com diversas opções masculinas, femininas e infantis. A loja fica na avenida José Cândido da Silveira, 180 – Cidade Nova. O telefone para contato é (31) 3654-2489.

Ideias de fantasias para o Carnaval de BH 2023

Durante esses anos de folia, o BHAZ flagrou diversas fantasias inusitadas e bem divertidas. Separamos as melhores para você se inspirar para o Carnaval de BH 2023! Confira algumas:

Esse casal resolveu homenagear a Catuaba no Então, Brilha!, em 2017 (Arquivo pessoal/Laís Gonçalves)
O Thales Rocha se fantasiou com o primo de ‘twister safado’ (Arquivo pessoal/Thales Rocha)
Esse daqui foi fantasiado de chuveiro! (Vitor Fernandes/BHAZ)
E os amigos que foram todos de cerveja no Carnaval de 2017? Criativos! (Vitor Fernandes/BHAZ)
Muitos super-heróis juntos numa foto só! (Vitor Fernandes/BHAZ

Carnaval para quem trabalha

Nem só de folia se vive o Carnaval BH 2023. Há quem aproveite o período para fazer grana vendendo bebidas e adereços carnavalescos, como é o caso dos ambulantes que circulam entre os blocos de rua.

Retirada das credenciais de ambulantes

A credencial é pessoal e intransferível, e dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de blocos de rua. O profissional deve respeitar as normas presentes no edital, dentre elas a proibição de venda de alimentos, bebidas fracionadas ou em recipientes de vidro.

O prazo para que os ambulantes retirassem as credenciais terminou no dia 4 de fevereiro.

Segurança no Carnaval BH 2023

É comum que no meio da folia dos blocos de rua e das festas privadas algumas pessoas percam seus pertences ou sofram roubos e furtos. Com isso, surge a dúvida de como encontrar um celular roubado ou um documento perdido. Confira orientações de como proceder caso você sofra algum desses incidentes no Carnaval de BH 2023.

Como correr menos riscos durante o Carnaval

No meio da festa, oportunistas podem aproveitar para roubar carteiras, celulares, documentos ou outros pertences. Por isso, é importante que os foliões se protejam. A Polícia Militar, por meio do CPC (Comando de Policiamento da Capital), dá algumas dicas de como correr menos riscos durante o Carnaval.

  1. Saia em grupo: o ideal é que os foliões evitem de andar sozinhos ou se deslocarem por lugares isolados e mal iluminados;
  2. Evite exposição do celular: o aparelho é alvo de roubos, portanto, escolha um local seguro para usá-lo, quando necessário;
  3. Coloque o celular, a carteira e outros objetos no interior das roupas: no meio da multidão, é mais fácil roubar os pertences se estiverem no bolso, em bolsas ou lugares de fácil acesso;
  4. Leve somente o necessário: evite sair com joias, relógios ou similares, pois são objetos que chamam a atenção para furtos e roubos. Carregue consigo documento de identificação, um cartão de compras ou apenas a quantia em dinheiro que planeja gastar;
  5. Em casos de briga generalizada, preste atenção nas vias de fuga e saídas de emergência;
  6. Fique de olho em esbarrões e empurrões: esses são atos comuns em blocos de rua ou grande aglomeração de pessoas, pois pode ser o “modos operandi” de autores de furto. Com a confusão na multidão, oportunistas se aproveitam para furtar pertences.
  7. Caso verifique alguma atitude suspeita, acione os policiais;
  8. Não reaja: mantenha a calma e preserve sua vida, pois ações bruscas surpreendem os infratores e podem levá-los a agir de forma agressiva. Acione e Polícia Militar assim que possível.

Como encontrar celular roubado

Tomou todas as medidas de prevenção e ainda teve o celular roubado? Então, a Polícia Militar diz que o primeiro procedimento é não reagir. “O que a gente tem que resguardar é a vítima e a integridade física dela. Se a vítima reage e demonstra qualquer atitude brusca, ela deixa o infrator nervoso”, explica a tenente Gisele Couto.

O indivíduo deve acionar a Polícia Militar de imediato, principalmente se tiver identificado as características do infrator, para que os policiais acionem o rastreamento dele. Se o dono do celular estiver com o localizador do aparelho ativado e o número de IMEI em mãos, a corporação também consegue rastrear o aparelho.

Como encontrar documentos perdidos em BH no Carnaval 2023

Outros pertences facilmente perdidos em aglomerações são os documentos de identificação, principalmente no Carnaval. Para encontrar, a tenente Gisele Couto orienta que o indivíduo vá até os postos da Polícia Militar.

“Geralmente as pessoas encontram e deixas nos postos. Depois disso, tem que fazer o registro desse extravio para garantir que o documento não vá ser usado de maneira indevida”, aconselha a tenente.

Ao se deparar com uma emergência, acione a Polícia Militar através do 190 e denuncie. O indivíduo pode registrar algumas ocorrências por meio da Delegacia Virtual, como acidentes de trânsito sem vítima, desaparecimento de pessoa, furto, vias de fato/agressão, perda de documentos e objetos, entre outras.

Como se alimentar bem no dia da folia?

Durante os quatro dias de Carnaval, é importante lembrar de se cuidar e não exagerar na bebida. Então, o que fazer para não dar vexame, e de quebra, evitar a ressaca? Existem comidas e bebidas que ajudam nesse processo e amenizam o impacto no dia seguinte à folia. Confira algumas orientações!

Em uma época festiva como o Carnaval, muitas pessoas saem da rotina e não se preocupam em conter os excessos na dieta. Mas, para curtir a folia com conforto e driblar uma possível ressaca, é crucial manter a hidratação e ingerir alimentos leves. A medida é recomendada por Gilberto Simeone Henriques, professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, principalmente porque a previsão é de sol forte no Carnaval de BH 2023.

“Além da ingestão de água, também é bom lembrar que há muitos alimentos que contém umidade e são boas fontes de água. Frutas, legumes, verduras, e até arroz e feijão. Eu recomendaria frutas com muita água, como melancia e melão, e as cítricas, com muitos sais minerais. Temos também a banana e a maçã, são ricas em fibras e fáceis de levar para os lugares”, disse em conversa com o BHAZ.

No Carnaval, é preciso tomar cuidado com os excessos na dieta (Amanda Dias/BHAZ)

Como se preparar para evitar a ressaca do dia seguinte?

Segundo o professor, é perigoso substituir as comidas pelas bebidas alcóolicas. “As pessoas ficam muito tempo sem comer, entram em jejum e isso aumenta a sensação ruim que a própria ressaca traz. Então, é preciso tentar sair o mínimo da rotina e, assim, manter alguns hábitos interessantes do dia a dia. Tomar um café da manhã reforçado, comer muitas frutas, ingerir algo leve no almoço e até beber um isotônico pode ajudar”.

Mas é preciso tomar cuidado com a ingestão de quais alimentos? Justamente, aqueles que muita gente consome nos dias de festa: os gordurosos.

“[É bom evitar] Alimentos com gordura animal e gordura saturada, como torresmo e carnes preparadas na fritura. Também é bom evitar ‘fast food’ e maionese. Muitas vezes, essa comida gordurosa está disponível e acompanha bem o álcool. Porém, esses alimentos também retardam a digestão e provocam uma sensação de ’empachamento'”.

“O intestino possui uma ligação íntima com o sistema nervoso. O nosso cérebro processa essa sensação de saciedade excessiva, o que pode aumentar a ressaca”, prosseguiu Simeone.

É comum ingerir bebidas alcóolicas e comer comidas gordurosas, mas o hábito pode ser perigoso no Carnaval (Jonas Rocha/BHAZ)

Receitas de suco detox para curar a ressaca

Provavelmente, você já ouviu falar dos chamados “sucos detox” para ajudar a “limpar” o organismo. Ao BHAZ, Kezia Prado, especialista em nutrição esportiva, conta que essa opção é válida, mas não deve ser escolhida sozinha. “Tomar um suco detox ajuda na ingestão de vitaminas e minerais”.

Uma opção bem conhecida é o suco verde. Seu preparo é simples e inclui ingredientes de fácil acesso.

Basta bater os seguintes ingredientes no liquidificador, com 500 mL de água ou água de coco:

  • 1 folha de couve
  • 1 maçã pequena com casca
  • 1 limão
  • 5 folhas de hortelã
  • Gengibre a gosto
O suco verde ajuda a “desintoxicar” o corpo (IMAGEM ILUSTRATIVA/Pixabay)
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!