O primeiro dia de credenciamento dos vendedores ambulantes para o Carnaval de BH 2024 gerou confusões nesta terça-feira (16). O BHAZ esteve no local e registrou uma fila que virava a esquina pela manhã. Por volta das 19h, um protesto tomou conta da avenida do Contorno com ambulantes reclamando o fim do credenciamento antes do previsto. Guardas municipais estão no local para organizar o público.
Após a revolta de pessoas que desejam se cadastrar e não conseguiram a credencial hoje, a organização decidiu em reunião realizada nesta noite por prolongar o cadastramento até às 22h. No edital, a previsão é de que as inscrições sejam realizadas de meio-dia às 20h, exceto aos domingos.
Ambulantes ouvidos pelo BHAZ relatam que fichas foram distribuídas no local ao longo do dia e que o credenciamento foi encerrado antes das 19h. Foi então que teve início um pequeno protesto, com amontoados de lixo em chamas no meio da avenida. Garis realizaram a limpeza da via ainda no começo desta noite.
Não há novidades relacionadas aos próximos dias de credenciamento, com o horário previsto no edital sendo mantido até então.
Ao BHAZ, Adjailson Severo, presidente da Associação dos Trabalhadores Ambulantes de BH, conta que uma reunião será realizada com a Prefeitura e a Belotur nesta quarta-feira (17) para discutir melhorias na dinâmica de credenciamento.