Pesquisar
Close this search box.

Funk You: o bloco que arrasa nos passinhos em BH

Por

desfile funk you
O Funk You já levou mais de 250 mil pessoas para as ruas no carnaval em BH (Divulgação/Funk You)

Tá achando que bloco de Carnaval só toca marchinha? Pois achou errado! O bloco Funk You une o melhor do funk e das canções carnavalescas para animar o Carnaval de BH 2024. Fundado em dezembro de 2016, é o único coletivo com repertório 100% dedicado ao funk.

Agitando as ruas com sucessos dos anos 90 até os hits atuais, o Funk You movimentou mais de 250 mil foliões em seu último desfile, em 2020, no circuito Afonso Pena. Mas o que pouca gente sabe é que o bloco nasceu de uma conversa despretensiosa entre amigos. Quer saber mais? Cola com a gente, que te contamos tudo!

(Divulgação/Funk You)

De papo de boteco ao Funk You

O fundador do bloco, Lucas Moraes, conta que o bloco surgiu de forma completamente inesperada. “Sempre gostei dessa onda de misturar a batida do funk com instrumentos de escola de samba. Um dia eu comentei a ideia com alguns amigos e todo mundo achou muito legal. Todo mundo se empolgou, porque estavam muito afim de participar do Carnaval”, relembra.

Com o incentivo dos amigos, que se auto denominavam “foliões profissionais”, Lucas passou a levar a ideia a sério. Mas ainda restavam dúvidas: por onde começar? “Na época foi um negócio muito sem pretensão. Eu falei: ‘gente, eu não sei nem por onde começar, não faço ideia de como montar um bloco'”.

Foi então que, em dezembro de 2016, Lucas e seus amigos buscaram informações e iniciaram os preparativos para o primeiro desfile do Funk You. Em pouco mais de 50 dias, o bloco estava formado e pronto para seu primeiro desfile, na avenida Carandaí, bairro Funcionários, em fevereiro de 2017.

Sucesso de primeira

Com o primeiro desfile, veio também uma surpresa: o bloquinho organizado em poucos dias por um grupo de amigos acabou reunindo mais de 35 mil pessoas na avenida.

“A gente tinha previsto um público de até 5 mil pessoas, só que a gente não mensurou isso direito, nunca tínhamos feito um bloco de carnaval. A gente não tinha noção que entraríamos já como um bloco de destaque”.

(Divulgação/Funk You)

Lucas atribui o êxito do primeiro desfile aos talentos dos comunicadores que fazem parte da organização do grupo, já que ele e alguns dos integrantes são publicitários. “A gente profissionalizou a comunicação do negócio desde o início”.

“Isso ajudou muito para que a gente passasse nossa mensagem, divulgasse nossos eventos de uma maneira que foi bem legal, com poucos recursos, mas com muita criatividade”, completou.

Funk You hitou!

Nos carnavais que se seguiram, o Funk You cresceu e se consolidou como um dos blocos mais pulsantes de Belo Horizonte. “É um bloco muito aberto, muito diverso e muito original, também”, conta Lucas orgulhoso.

O sucesso veio acompanhado de convites para apresentações em eventos na cidade e hoje o Funk You tem agenda aberta para shows durante o ano inteiro. Para contratar o grupo, é só entrar em contato pelo número (31) 99966-7764.

E não para por aí. O Funk You já lançou duas músicas autorais e a mais recente, Macete, lançada em 2020, tem até clipe! Dá uma olhada:

Ala do Passinho

Para quem quiser participar do Carnaval de forma ativa, o Funk You tem a oportunidade perfeita! Em 2020, o bloco inaugurou a Ala do Passinho, uma iniciativa aberta para que o público pudesse desfilar junto com a bateria.

Funciona assim: os participantes se inscrevem e participam dos ensaios programados pela organização do coletivo. Nos ensaios, os dançarinos devem aprender as coreografias para arrasar na avenida no dia do desfile.

E não precisa ser profissional – pessoas com qualquer (ou nenhuma) experiência são bem-vindas. As inscrições para a Ala do Passinho 2024 podem ser feitas neste link.

(Divulgação/Funk You)

Carnaval 2024

Agora que você já está inteirado de tudo sobre a história do Funk You, é só pegar sua fantasia e partir para a avenida.

O bloco vai sair na terça-feira de Carnaval em 2024. A concentração será às 10h, na avenida Afonso Pena em frente à Igreja São José.

Anota aí:

Data: 13 de fevereiro
Endereço: Avenida Afonso Pena, Centro (em frente à Igreja São José)
Horário: 10h

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ