Pesquisar
Close this search box.

FOTOS: Pena de Pavão de Krishna pinta de azul o domingo de Carnaval

Por

Bloco Pena de Pavão de Krishna segue na missão de espalhar boas energias por BH (Jonas Rocha/BHAZ)

Neste domingo (11) do Carnaval BH 2024, o tradicional bloco Pena de Pavão de Krishna encanta as ruas do bairro União, na região Leste de BH, com seus integrantes pintados de azul e com adereços que remetem ao Hinduísmo. O nome é inspirado na música Trilhos Urbanos, em que Caetano Veloso fala do adorno presente na coroa da deusa dos hindus. A ave está presente em diversos templos indianos e simboliza bondade, prosperidade e sorte.

A origem do bloco se deu pelas relações de coincidência entre as culturas de matriz africana e a hindu. Essa mistura de elementos da africanidade com elementos do hinduísmo é bem comum na música popular. Segundo o bloco, esses dois complexos de religião trazem muito a questão da música, que é complemento da própria crença.

Anualmente, entre 5 e 10 mil pessoas participam do cortejo, que desfila pelas ruas de BH desde 2013, ao som de afoxé, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros grandes artistas.

PPK e a partilha

Ao BHAZ, os produtores do Pena de Pavão de Krishna Andreza Coutinho e Manuel Andrade explicam que, antes de iniciar o trajeto, fazem sempre um piquenique. Para eles, o momento é de celebração e encontro das pessoas.

“A ideia é partilha, amor e afeto. Pedimos que as pessoas levem os alimentos e forramos uma grande toalha no chão. O bloco fica responsável por levar água e melancias, que é uma fruta de Krishna”, conta Andreza. Manuel relata que o PPK pede para que os integrantes façam as pinturas corporais, outro elemento religioso presente no desfile, no local do cortejo.

“A gente pede que cada um leve sua tinta e pinte uns aos outros. Esse momento de toque no rosto, da ajuda, tudo faz parte do momento. O desfile começa bem antes de sairmos do lugar”.

Thiago Cândido

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ