Trilhas do Carnaval: BH ganha álbum inédito com composições autorais de blocos

À esquerda, Henrique Portugal, e à direita, Pri Glenda, do bloco Juventude Bronzeada (Rodrigo Maia/Divulgação)

Além dos encontros inesperados, dos recordes de público e número de blocos, o Carnaval de 2025 promete ser lembrado por uma trilha sonora especial. É que o projeto Trilhas do Carnaval, coordenado pelo músico Henrique Portugal, ex-tecladista do Skank, lançará um álbum inédito com músicas autorais de coletivos carnavalescos de Belo Horizonte.

“A música é a alma do Carnaval e, com este projeto, valorizamos a produção autoral dos blocos e de seus compositores”, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. “O Trilhas do Carnaval chega para registrar essa identidade musical, levando nossa folia para além das ruas e eternizando-a em plataformas digitais”.

O projeto integra o calendário do Governo de Minas para o Carnaval da Liberdade 2025 e o Ano Mineiro das Artes. Parte da programação da Via das Artes, a iniciativa musical visa registrar e promover a essência autoral do Carnaval belo-horizontino.

Os coletivos participantes foram selecionados através de edital público. Ao todo, 16 blocos farão parte do álbum: Românticos São Loucos, Odilara, Pisa na Fulô, Magia Negra, Bloco do Sebá, Abre Que Tô Passanú, Seu Vizinho, Bloco da Cinara, Todo Mundo Cabe no Mundo, Afoxé Bandarerê, Baque de Mina, Volta Belchior, Baianas Ozadas, Juventude Bronzeada, Seu Vizinho e Percussão Circular.

Segundo o Governo de Minas, os artistas se encontram em estúdio nesta semana para gravar as músicas.

O público terá acesso às faixas através de plataformas de streaming, rádios e do sistema de sonorização das avenidas Amazonas, Andradas e Brasil. Neste ano, as vias receberão programação complementar aos desfiles dos blocos, com shows eletrônicos, saraus de poesia, projeções de videomapping e mais.

A data de lançamento do disco Trilhas do Carnaval ainda não foi revelada.

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ