Google oferece vagas de estágio em tecnologia para estudantes negros de BH; saiba como se inscrever

estágio google em bh
A seleção vai receber inscrições até o dia 24 de setembro, através de formulário (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

Com o objetivo de aumentar a representatividade de pessoas negras em seu escritório de Belo Horizonte, o Google Brasil está oferecendo vagas de estágio na área de Engenharia de Software por meio do programa Next Step. A seleção vai receber inscrições até o dia 24 de setembro, através de formulário.

O programa busca estudantes do curso de Ciência da Computação e áreas afins, autodeclarados negros e que tenham disponibilidade para fazer um estágio com duração de dois anos a partir de 2022. Além da bolsa auxílio de estágio, o Google também oferece aos selecionados diversos outros benefícios compatíveis com o mercado, treinamento prático, aulas de inglês, mentorias, eventos sociais e outras atividades. 

Conhecimentos exigidos

Para compor o time de Engenharia de Software no Google Brasil, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter conhecimento básico de inglês (não precisa ser fluente);
  • Experiência em desenvolvimento de software e programação em uma ou mais das seguintes linguagens de programação: C, C++, Java, JavaScript ou Python;
  • Conceitos básicos de programação e Ciência da Computação (Estrutura de Dados e Algoritmos) a partir de: aulas de estruturas de dados e algoritmos na graduação, projetos de iniciação científica, estágios, cursos extracurriculares ou outra experiência prática dentro ou fora do ambiente acadêmico ou profissional.

Processo seletivo

Na primeira etapa, será feita uma seleção de perfil com base nos pré-requisitos do programa. Em seguida, os candidatos participarão de uma série de eventos online para que sejam apresentados à “Cultura Google”. Nessa fase, eles terão a oportunidade de conhecer o dia a dia da empresa.

As entrevistas acontecem entre 11 de outubro e 5 de novembro e a expectativa é de que, até fevereiro de 2022, todos os selecionados estejam com os documentos de contratação assinados. Os estagiários começarão a trabalhar no mês seguinte, no escritório do Google em Belo Horizonte.

Equidade racial no mercado

Lançado primeiramente como projeto-piloto dois anos atrás, o Next Step é uma iniciativa inédita no Google e busca apoiar estudantes em seu desenvolvimento profissional, com possibilidade de efetivação após o encerramento do estágio.

Para Flávia Garcia, líder de Diversidade, Equidade e Igualdade do Google, “investir em equidade racial no mercado de trabalho é urgente e deve ser responsabilidade de todas as organizações”. Ela frisa que o “Next Step é uma das iniciativas que fazem parte do comprometimento global do Google em aumentar a representatividade de grupos historicamente sub-representados na nossa força de trabalho e criar um senso de pertencimento para todos”.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no site do Next Step Google (acesse aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários