JA Brasil e Google oferecem 80 bolsas de estudo para curso de TI em Minas; há 710 vagas no Brasil

JA Brasil abre 710 vagas para curso de TI
Programa é voltado para jovens formados na rede pública de ensino (JA Brasil/Divulgação)

A Junior Achievement Brasil (JA Brasil), organização mundial focada no empreendedorismo de jovens, abriu novas turmas para o programa gratuito TECH.JÁ de capacitação profissional. Pensando no aumento da demanda de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) o curso tem como público alvo estudantes da rede pública de ensino.

O programa também conta com o apoio do Google.org e do BID Lab (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para oferecer as 710 vagas por todo o Brasil. As inscrições vão até o dia 13 de fevereiro no site da TECH JA.

Neste primeiro semestre de 2022, há vagas para o TECH.JÁ 2022 nas seguintes localidades:  Amazonas (30 vagas), Ceará (60 vagas), Distrito Federal (60 vagas), Espírito Santo (60 vagas, incluindo vagas exclusivas para o sistema penitenciário), Minas Gerais (80 vagas), Paraná (120 vagas), Pernambuco (40 vagas), Rio de Janeiro (80 vagas), Rio Grande do Sul (60 vagas), Santa Catarina (60 vagas) e São Paulo (60 vagas).

Ao finalizar o curso, os jovens receberão um Certificado Profissional de Suporte de TI emitido pelo Google e uma certificação da Junior Achievement Brasil. Além disso, os formados integrarão os bancos de talentos de empresas parceiras.

O curso

O programa destina-se aos jovens que concluíram o ensino médio na rede pública de educação, que tenham entre 18 e 29 anos e renda de até 2 salários mínimos por pessoa da família. O curso será de forma online, com duração de quatro meses, sendo que as aulas acontecem cinco dias por semana e possuem 4 horas por dia.

A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos que não possuem o equipamento, dependendo da disponibilidade dos equipamentos em cada localidade em que o curso é oferecido.

Além das aulas técnicas, o curso ainda prioriza temas como autoconhecimento, ética, apoio para estruturar um currículo e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego. O início das aulas está marcado para o fim de março.

Processo seletivo

Os candidatos não precisam de conhecimento técnico na área ou experiência anterior. Eles devem somente preencher os seguintes requisitos: 

  • Renda per capita de até dois salários mínimos
  • Ensino médio completo
  • Ter feito o ensino médio em escola pública
  • Não estar trabalhando (em emprego formal) e nem estudando (em cursos de ensino superior ou tecnólogos)
  • Ter entre 18 e 29 anos
  • Morar em uma das cidades onde o curso será oferecido (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nas localidades em que as vagas são oferecidas)

Além disso, os candidatos passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa de seleção, deverão frequentar a Semana Experimental do curso.

Sobre a JA Brasil     

No país há 37 anos, a JA Brasil impulsiona o futuro de diversos jovens. Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, 320 mil jovens participam do programa.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!