Projeto oferece 2 mil vagas em cursos de capacitação para jovens de baixa renda em Minas

cursos capacitação
O Instituto PROA está com 2 mil vagas abertas para cursos de capacitação profissional em Minas Gerais destinadas a jovens de baixa renda (Instituto PROA/Divulgação)

O Instituto PROA está com 2 mil vagas abertas para cursos de capacitação profissional em Minas Gerais. As aulas são ministradas exclusivamente para jovens de 17 a 22 anos que já concluíram ou estão terminando o Ensino Médio na rede pública.

O processo seletivo está aberto até o dia 4 de setembro. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil.

Se for aprovado, o jovem segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula. O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais.

Os selecionados terão aulas de autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. São 7h30 de aulas por semana, em média 1h30 por dia, de segunda a sexta-feira. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quartas.

‘Experiência importante’

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada.

As carreiras possíveis são de Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Será a segunda turma do PROA em Minas Gerais. A primeira turma iniciou o curso no primeiro semestre deste ano.

“Estou me conhecendo mais, descobrindo coisas que nem passavam pela minha cabeça, trabalhando muito na minha autoconfiança e disciplina. Tenho certeza que será uma experiência muito importante para a minha formação profissional.”, afirma Laura Catalunha, aluna da primeira turma da Plataforma PROA em Minas Gerais.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!