Covid-19: Minas espera vacinar todos acima de 18 anos até o final do ano

Secretário de Saúde de Minas
Previsão depende de entrega de doses pelo Ministério da Saúde conforme cronograma planejado (Fábio Marchetto/Imprensa MG)

O Governo de Minas espera que toda a população acima de 18 anos no estado seja vacinada até o final do ano, caso a entrega de doses pelo Ministério da Saúde siga o cronograma planejado. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13). Ainda de acordo com ele, todas as pessoas incluídas em grupos prioritários em Minas devem ser imunizadas até setembro deste ano.

“De acordo com o PNI (Programa Nacional de Imunizações), [a vacinação] dos grupos prioritários será terminada em agosto e setembro. No país, são cerca de 70 milhões de pessoas [nos grupos prioritários], e no estado são cerca de 7 milhões das 20 e poucos milhões pessoas que nós temos A expectativa de entrega prometida pelo Ministério da Saúde é de que, até o final do ano, toda a população mineira acima de 18 anos será vacinada”, afirmou Fábio Baccheretti.

Ainda hoje, Minas vai receber 207.800 doses da Coronavac e 422.750 doses da AstraZeneca. De acordo com o secretário, as doses da Coronavac serão usadas para a imunização de pessoas que aguardam a segunda dose no estado. “Somando-se às 140 mil que chegaram semana passada, preenchemos cerca de 350 mil doses em uma semana, ampliando a vacinação de segunda dose das pessoas que estavam esperando após 28 dias. Praticamente conseguiremos vacinar as cerca de 375 mil pessoas que aguardam a segunda dose da Coronavac”, explicou.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) hoje, 3.946.363 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado, e 1.982.461 foram imunizadas com a segunda dose. Nas últimas semanas, o atraso na entrega de doses da Coronavac vem prejudicando a aplicação da segunda dose da vacina, necessária para uma imunização completa.

Aplicativo

Ainda na coletiva de imprensa, o secretário de Estado de Saúde anunciou o lançamento de um aplicativo para a organização da vacinação contra a Covid-19, incluindo a gestão do Ministério da Saúde, dos municípios e dos próprios cidadãos. A ferramenta será disponibilizada por meio da plataforma Saúde Digital, já utilizada no atendimento de pacientes com a doença no estado.

“No aplicativo, os municípios planejam e agendam a vacinação, conseguem lançar o número de vacinas, local de vacinação, etc. O cidadão pode fazer a inscrição dele ou de pessoas da família, colocando dados pessoais e comorbidades, por exemplo. A partir da gestão do município, o app manda uma mensagem para o cidadão dizendo o local e horário da vacinação, evitando filas, e os dados vão para o sistema do Ministério da Saúde”, explicou Fábio Baccheretti.

De acordo com o secretário, os municípios poderão aderir ao aplicativo até a próxima terça-feira (18). A partir de então, até o dia 21 de maio, os gestores municipais devem cadastrar os pontos de vacinação na plataforma, e, a partir de 24 maio, poderá ser feito o agendamento da imunização pelos cidadãos.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!