‘Fidap…’: Deputado mineiro não percebe microfone ligado e xinga Lira

Arthur Lira
Igor Timo se irritou com o presidente da Casa, que já encerrava a sessão (Reprodução/TV Câmara)

Mais uma vez, um parlamentar cometeu uma gafe ao deixar o microfone ligado durante uma sessão online. Na madrugada desta quinta-feira (16), foi a vez do deputado federal mineiro Igor Timo (Podemos), que ofendeu com um palavrão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

No fim da votação dos destaques do novo Código Eleitoral, o deputado se irritou com o presidente da Casa, que já encerrava a sessão. Sem perceber que todos os colegas conseguiam ouvi-lo, Igor Timo disparou: “Já tá encerrando, não vai deixar eu falar de novo, quer ver, que filho da puta”.

Ao perceber a gafe, Arthur Lira se assustou e questionou: “quem é que falou aí?”, logo percebendo de quem se tratava e chamando atenção do parlamentar pelo nome. Para tentar contornar a situação, o deputado ignorou o erro e mudou de assunto.

“Presidente, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar a deputada Margarete pelo belíssimo trabalho, que demonstra ser a qualidade da mulher brasileira, mostrando que o lugar de mulher é onde ela quiser”, disse Igor Timo, fingindo que a gafe não aconteceu.

O presidente da Câmara ainda esboçou um sorriso ao ouvir o deputado, enquanto outros parlamentares também conversavam e riam. Timo ainda finalizou a fala elogiando Lira: “[Queria] parabenizá-lo, presidente, por permitir que o debate se exaurisse garantindo que todas as partes fossem ouvidas e atendidas”.

Deputado pede desculpas

A cena da gafe viralizou e divertiu usuários das redes sociais nesta quinta-feira. Por meio do Twitter, o deputado Igor Timo pediu desculpas a Arthur Lira e comentou sobre as “peças que a modernidade nos prega”.

“Sem qualquer viés pejorativo e sem notar que o microfone estava aberto, utilizei uma expressão inadvertida ao pedir para fazer uso da palavra ao final da sessão de ontem. Peço desculpas ao presidente Arthur Lira, por quem tenho profundo respeito, ao parlamento e a todos os brasileiros. Tenho convicção de que se tratou apenas de força de expressão. Garanto que isso não irá se repetir”, publicou.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!