Bolsonaro ataca jornalista Vera Magalhães em debate: ‘Não admite ser questionado por mulheres’

bolsonaro ataca vera magalhães
O candidato à reeleição disse que a jornalista dorme ‘pensando’ nele (Reprodução/Band + Reprodução/UOL)

Durante o debate presidencial transmitido na Band nesse domingo (28), o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) atacou a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura. O comentário foi criticado, e a profissional avaliou que o comportamento “é da natureza do presidente”.

Vera Magalhães questionava o candidato Ciro Gomes (PDT) sobre o plano nacional de imunização quando mencionou que o atual chefe do Executivo espalhou desinformação sobre a pandemia de Covid-19. Após a resposta do pedetista, Bolsonaro se dirigiu à jornalista quando deveria comentar sobre o tema.

“Vera, não pude esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim, você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, declarou o presidente.

O candidato à reeleição ainda disse que “não pediu a opinião” da jornalista, dizendo que ela apelou (confira o registro abaixo na íntegra).

‘É da natureza do presidente’

Na saída do debate, Vera comentou sobre o momento de tensão com um jornalista do UOL. Para ela, a reação de Bolsonaro foi “completamente descontrolada e desnecessária”, além de prejudicial a ele mesmo, já que o questionamento era sobre a cobertura vacinal.

“A pergunta era sobre vacina, cobertura vacinal muito baixa para vacinas obrigatórias do calendário de vacinação. E se as fake news difundidas por ele próprio e por seus apoiadores contra a vacina de Covid-19 contribuíram, de alguma maneira, pra essa descrença da população nas vacinas. Portanto, uma pergunta de saúde”, afirmou.

Vera ainda recordou que já foi atacada em outros momentos pelo presidente Jair Bolsonaro, atribuindo o comportamento à misoginia. “É da natureza do presidente, ele não gosta e não admite ser questionado por mulheres. Eu acho que isso foi altamente prejudicial a ele. Transformou o machismo e a misoginia e a falta de polícias públicas voltadas às mulheres no principal tema do debate”, acrescentou.

A jornalista completou dizendo que Bolsonaro precisou recorrer a uma “cola” para dizer o que fez pelas mulheres ao longo de seu mandato como presidente.

Associação de jornalistas se manifesta

Nas principais redes sociais, jornalistas e políticos mostraram solidariedade à jornalista Vera Magalhães.

Em nota publicada no Instagram, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) também manifestou repúdio sobre o comportamento de Bolsonaro.

“Durante o debate organizado por um pool de imprensa, na noite deste domingo, Jair Bolsonaro atacou a jornalista @veramagalhaesjornalista. Essa atitude reitera uma prática machista e misógina adotada por ele e que vem sendo monitorada pela Abraji em levantamento com recorte de gênero”, escreveu o perfil.

A Abraji ainda mostrou solidariedade à jornalista Vera Magalhães, exigindo que o presidente da República respeite as profissionais que trabalham na imprensa.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!