Bolsonaro pede ao TSE suspensão de André Janones nas redes sociais até o 2° turno

Bolsonaro e Janones
Atuação do deputado nas plataformas é caracterizada como ‘atentado à democracia’ (Marcelo Camargo/Agência Brasil + Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

Em ação ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu a suspensão de todos os perfis do deputado federal André Janones (Avante) nas redes sociais.

O parlamentar é apoiador de Lula (PT) nestas eleições e a ação pede que ele fique impedido de fazer publicações até o 2º turno.

Os advogados do candidato à reeleição ainda pediram a cassação do diploma de Janones, de deputado eleito, e do registro da chapa de Lula e Geraldo Alckmin (PSB). A ação desse sábado (15) é assinada por cinco advogados do PL.

‘Fábrica de fake news’

No documento, os advogados argumentam que Janones usa as redes sociais como uma “fábrica de fake news”, que estaria divulgando conteúdo falso contra Bolsonaro.

Eles afirmam que a atuação do deputado federal nas plataformas é o “verdadeiro e reconhecido atentado à democracia”. A ação lista diversas publicações atribuídas a ele, defendendo que as falas de André Janones distorcem a realidade.

A campanha de Bolsonaro requer concessão da medida liminar para a suspensão dos perfis do deputado no Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e Kwai, até o encerramento do 2º turno.

Janones reage

André Janones se manifestou no Twitter sobre a ação movida pela campanha de Bolsonaro. “Agradeço às manifestações de solidariedade depois da ação que o Presidente da República decidiu mover contra mim, porém, peço que não façamos esse debate por aqui, pois ele deve ser travado nos tribunais”, escreveu.

Ao jornal Folha de S. Paulo, André Janones disse que os pedidos feitos pelos advogados contratados pelo PL não têm “embasamento jurídico algum”. O parlamentar ainda afirma que os prints anexados à petição incluem tuítes falsos.

“Tecnicamente falando, eu não divulguei nenhuma fake news. Eu só levanto questionamentos, com base em vídeos e declarações do próprio presidente”, afirmou.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!